Translate

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Rumi: 'Poemas Místicos'

“Sua tarefa não é buscar amor, mas meramente buscar e encontrar dentro de si mesmo, todas as barreiras que você ergueu contra ele.”


“Sua tarefa não é buscar amor, mas meramente buscar e encontrar dentro de si mesmo, todas as barreiras que você ergueu contra ele.”
Imagem: KathrinPie/Pixabay - Legendas do poema de Rumi: SULPOST


1.

 “Vem,

Te direi em segredo

Aonde leva esta dança.


Vê como as partículas do ar

E os grãos de areia do deserto

Giram desnorteados.


Cada átomo

Feliz ou miserável,

Gira apaixonado

Em torno do sol.”


2.

 “Faltam-te pés para viajar?

Viaja dentro de ti mesmo,

e reflete, como a mina de rubis,

os raios de sol para fora de ti.


A viagem conduzirá a teu ser,

transmutará teu pó em ouro puro.”


3.

 “Quero fugir a cem léguas da razão,

Da presença do bem e do mal me liberar.

Detrás do véu, tanta beleza: lá está meu ser.

Quero me enamorar dele, ó vós que não sabeis!”


4.

 “– Vem ao jardim na primavera, disseste.

– Aqui estão todas as belezas, o vinho e a luz.

Que posso fazer com tudo isso sem ti?

E, se estás aqui, para que preciso disso?”


5.

 “Ontem à noite, confidencialmente, eu disse ao velho sábio:

– Não me esconda nada dos segredos do mundo!

Muito docemente, ele me disse ao ouvido:

– Chut! Podemos compreender, mas não exprimir!”


6.

 “Os pés e as mãos conhecem o desejo da alma

Fechemos pois a boca e conversemos através da alma

Só a alma conhece o destino de tudo, passo a passo.

Vem, se te interessas, posso mostrar-te.”


7.

 “Em cada coração há uma

janela para outros corações.

Eles não estão separados,

como dois corpos.

Mas, assim como duas lâmpadas

que não estão juntas,

sua luz se une num só feixe.”


8.

 “Eu soube, enfim, que o amor está ligado a mim;

E eu agarro esta cabeleira de mil tranças.

Embora ontem à noite eu estivesse bêbado da taça,

Hoje, eu sou tal, que a taça se embebeda de mim.”


9.

 “O ser humano é uma casa de hóspedes.

Toda manhã uma nova chegada.

A alegria, a depressão, a falta de sentido, como visitantes inesperados.

Receba e entretenha a todos, mesmo que seja uma multidão de dores

que violentamente varre sua casa e tira seus móveis.

Ainda assim trate seus hóspedes honradamente.

Eles podem estar te limpando para um novo prazer.

O pensamento escuro, a vergonha, a malícia, encontre-os à porta rindo.

Agradeça a quem vem, porque cada um foi enviado como um guardião do além.”


10.

 “Esqueça a espuma e contemple o mar, noite e dia!

Você vem olhando para a ondulação da espuma e não para o poderoso mar;

Como barcos, somos jogados daqui para ali,

Somos cegos, embora estejamos no brilhante oceano;

Ah! Você que dorme no barco do corpo,

Veja a água; contemple a Água das águas!

Sob a água que você vê, há outra água que a move,

Dentro do espírito há um espírito que o chama.”


11.

 “Ainda que a água salgada

faça nascer mil espécies de frutos,

abandona todo amargor e acridez

e guia-te apenas pela doçura.

É o Sol da revelação que opera todos os milagres:

toda árvore ganha beleza,

quando tocada pela luz.”


12.

 “É bom deixar todos os dias para trás,

como água corrente, livre de tristeza.

Ontem foi, e sua história contada.

Sementes novas hoje estão crescendo…”


13.

 “No inverno, os ramos nus

que parecem dormir

trabalham em segredo,

preparando-se para a primavera.”


14.

“Ontem eu era esperto,

então eu quis mudar o mundo.

Hoje eu sou sábio,

então estou mudando a mim mesmo”


15.

“Chegou a hora de transformar o seu coração

em um templo de fogo.

Sua essência é o ouro escondido na poeira.

Para revelar seu esplendor

você precisa queimar no fogo do amor.”


16.

 “Sê como o Sol para a Graça e a compaixão.

Sê como a noite para encobrir os defeitos alheios.

Sê como uma corrente de água para a generosidade.

Sê como a morte para o ódio e a ira.

Sê como a Terra para a modéstia.

Aparece tal como és.

Sê tal como pareces.


Se pudesses libertar-te, por uma vez, a ti mesmo,

o segredo dos segredos se abriria para ti.

O rosto do desconhecido, oculto além do universo,

apareceria no espelho da tua percepção.”


17.

“Mais além da noção de agir correta ou incorretamente, há um campo… lá eu encontrarei você.”

“Quando lidamos com o amor sem expectativas, cálculos ou negociações, estamos já no céu.”

“A inspiração que procuras já está dentro de ti. Fique em silêncio e escute.”

“Eu não sei muito, estou apenas intoxicado com um copo  de amor.”

“Não pertenço a qualquer religião

Minha religião é o amor

Cada coração é meu templo.”


18.

 “A escuridão pode esconder árvores

e flores dos olhos,

mas não é capaz de esconder

da alma o amor.”


19.

“A verdadeira beleza é um raio

que brota das profundezas intangíveis da alma

e ilumina o corpo, assim como a vida

brota da semente de uma pedra e

dá cor e aroma a uma flor.”


20.

“Gratidão é o vinho

para a alma.

Vá em frente,

Embriague-se!”


21.

“Sua tarefa não é buscar o amor, e sim, buscar e encontrar dentro de você todas as barreiras que você ergueu contra ele.”

“O divino escreve mistérios espirituais em seu coração, onde eles esperam silenciosamente por serem descobertos.”

“Você aprende pela leitura, Mas a compreensão vem com o amor.”

“Agradecer pela abundância é mais doce que a própria abundância.”

“O silêncio é a linguagem do divino, Todo o resto é má tradução.”

“O que foi dito à rosa que a fez abrir-se, foi dito a mim aqui no meu peito…”

“Deixe as águas internas se acalmarem. Você verá estrelas e a lua espelhadas no seu ser.”

“Tudo no universo está dentro de você. Pergunte tudo de si mesmo.”


Jalâl ad-Din Rûmî


Recomendado: 'Poemas Místicos', por Jalal Al-Din Husain Rumi


Nenhum comentário:

Postar um comentário