segunda-feira, 22 de junho de 2026

Inverno começa com chuva no Paraná e frio ganha força na Região Sul

Frente fria mantém instabilidade em áreas do Paraná, enquanto temperaturas seguem em queda no Sul do Brasil nos próximos dias

 
Inverno começa com chuva no Paraná e frio ganha força na Região Sul. Frente fria mantém instabilidade em áreas do Paraná, enquanto temperaturas seguem em queda no Sul do Brasil nos próximos dias

O inverno chegou oficialmente ao Brasil trazendo consigo um cenário bastante familiar para quem vive na Região Sul: céu carregado, chuva em algumas áreas e uma sensação de frio que começa a se espalhar com mais intensidade.

Após a passagem de sistemas de instabilidade que provocaram chuva em parte dos três estados do Sul durante os últimos dias, a nova semana começa com temperaturas mais baixas e atenção voltada principalmente para o Paraná, onde ainda há previsão de períodos de instabilidade em algumas regiões.

No Paraná, a condição mais instável deve ocorrer entre o leste e o norte do estado. Em Curitiba e na Região Metropolitana, o cenário é típico da estação: muitas nuvens, possibilidade de chuva isolada e temperaturas amenas durante o dia, com sensação de frio mais acentuada nas primeiras horas da manhã e durante a noite.

Frio permanece no Sul

Embora os volumes de chuva diminuam gradualmente, o frio continua sendo o principal destaque da semana. Nas áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, os termômetros podem registrar temperaturas próximas dos 3°C durante as madrugadas, com possibilidade de geada em pontos isolados.

No Rio Grande do Sul, o tempo tende a ficar mais estável após a passagem das áreas de chuva, enquanto Santa Catarina alterna períodos de nebulosidade e aberturas de sol. Já no Paraná, especialmente nas regiões mais ao norte, as temperaturas máximas continuam relativamente elevadas para esta época do ano, podendo alcançar marcas próximas dos 25°C em algumas cidades.

Curitiba entra no ritmo do inverno

Na capital paranaense, a semana começa com características bastante típicas do inverno curitibano. As manhãs seguem frias, o céu permanece encoberto em diversos períodos e a sensação térmica pode ficar abaixo dos valores registrados nos termômetros devido à umidade e aos ventos ocasionais.

A expectativa é de que as temperaturas permaneçam em patamares compatíveis com a estação, sem a ocorrência de frio extremo, mas suficientes para reforçar o uso dos casacos que haviam sido deixados de lado durante os períodos mais quentes do outono.

Como fica o restante do Brasil

Enquanto o Sul convive com o avanço do ar frio, o cenário muda significativamente nas demais regiões do país.

No Sudeste, a passagem de frentes frias favorece a ocorrência de chuva principalmente em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além de contribuir para temperaturas mais amenas.

Já o Centro-Oeste deve seguir com predomínio de tempo seco e baixos volumes de chuva, característica comum desta época do ano. A umidade relativa do ar tende a cair durante as tardes, especialmente em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva continuam concentrados entre Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. No Nordeste, as precipitações seguem mais frequentes ao longo da faixa litorânea, enquanto o interior mantém predominância de tempo mais seco.

Com o inverno apenas começando, os meteorologistas acompanham a evolução das próximas massas de ar frio que devem atingir o Centro-Sul do país nas próximas semanas, mantendo a estação dentro do padrão esperado para esta época do ano.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Zeca Dirceu completa aniversário em meio a agenda intensa e entrega de investimentos pelo Paraná

Deputado federal percorreu municípios de diferentes regiões do estado na última semana, acompanhando obras, recursos para a saúde e novos investimentos em assistência social

Zeca Dirceu completa aniversário em meio a agenda intensa e entrega de investimentos pelo Paraná. Deputado federal percorreu municípios de diferentes regiões do estado na última semana, acompanhando obras, recursos para a saúde e novos investimentos em assistência social.

O aniversário de 46 anos do deputado federal Zeca Dirceu foi celebrado neste sábado (21) longe de qualquer clima de descanso. Filho do ex-ministro José Dirceu e parlamentar em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, Zeca atravessou a última semana cumprindo uma agenda intensa por diversas regiões do Paraná, acompanhando a liberação de recursos, a entrega de equipamentos públicos e o andamento de obras viabilizadas junto ao Governo Federal e à Itaipu Binacional.

Entre o Norte Pioneiro, o Noroeste e o Sudoeste do estado, o parlamentar participou de ações que somam milhões de reais em investimentos destinados à infraestrutura rural, saúde pública e assistência social.

Estrada rural recebe R$ 3,63 milhões em Pato Branco

Uma das agendas ocorreu em Pato Branco, no Sudoeste paranaense. Foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação de 2,7 quilômetros da Linha Waldemar Karloh, obra financiada pelo programa Caminhos da Produção, da Itaipu Binacional.

O investimento chega a R$ 3,63 milhões e beneficiará diretamente produtores rurais e famílias da comunidade, melhorando o transporte escolar, o escoamento da produção agrícola e o acesso de serviços essenciais.

Segundo a equipe do deputado, a liberação dos recursos foi resultado de articulações realizadas junto à Itaipu para incluir a demanda do município entre os projetos contemplados pelo programa.

A obra terá prazo de execução de 180 dias e representa uma das principais intervenções recentes em infraestrutura rural na região.

Novo micro-ônibus reforça atendimento do SUS em Tapejara

No Noroeste do estado, Tapejara recebeu um novo micro-ônibus destinado ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O veículo, avaliado em R$ 646,6 mil, foi adquirido por meio do Ministério da Saúde.

Equipado com ar-condicionado e estrutura voltada ao transporte de pacientes, o micro-ônibus passa a integrar a frota municipal utilizada para deslocamentos a consultas, exames e tratamentos especializados realizados fora do município.

Durante a entrega, Zeca Dirceu destacou que a conquista integra uma parceria construída ao longo dos últimos anos com a cidade. De acordo com dados apresentados por sua equipe, Tapejara já recebeu mais de R$ 13,9 milhões em investimentos articulados pelo mandato, contemplando áreas como saúde, habitação, educação, infraestrutura e mobilidade.

Novo CRAS para Santo Antônio da Platina

Outra agenda importante ocorreu em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. O município recebeu R$ 534,8 mil para a construção de uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Bela Manhã.

Os recursos foram liberados por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e já foram integralmente pagos para a execução da obra.

O investimento possui significado especial para a cidade. Com cerca de 50 mil habitantes, Santo Antônio da Platina conta atualmente com apenas um CRAS. A nova unidade será a segunda do município e ampliará a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além dos serviços ligados ao Cadastro Único, os CRAS são responsáveis pelo acompanhamento de famílias, orientação para acesso a benefícios sociais e encaminhamento da população para políticas públicas de saúde, educação e habitação.

Semana de articulações pelo interior

As agendas realizadas nos últimos dias ilustram o ritmo adotado por Zeca Dirceu em 2026, marcado por viagens frequentes ao interior do Paraná e pela articulação de recursos junto ao Governo Federal e à Itaipu Binacional.

Ao completar mais um ano de vida neste 21 de junho, o deputado passou a data em meio a uma sequência de compromissos políticos e institucionais que percorreram diferentes regiões do estado, reunindo prefeitos, lideranças locais e representantes de órgãos federais em torno de investimentos destinados a áreas consideradas estratégicas para os municípios paranaenses. É um mandato que trabalha, sem descanso, pelo Paraná. Vida longa ao deputado.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Morre aos 100 anos Alan Greenspan, economista que ajudou a moldar a economia global

Ex-presidente do Federal Reserve atravessou crises, períodos de prosperidade e se tornou uma das figuras mais influentes — e controversas — da política econômica mundial

Morre aos 100 anos Alan Greenspan, economista que ajudou a moldar a economia global. Ex-presidente do Federal Reserve atravessou crises, períodos de prosperidade e se tornou uma das figuras mais influentes — e controversas — da política econômica mundial.

Os mercados financeiros ainda despertavam para uma nova semana quando uma notícia atravessou bolsas de valores, gabinetes de governo e redações ao redor do mundo. Alan Greenspan, um dos economistas mais influentes do último século, morreu nesta segunda-feira (22), aos 100 anos.

O falecimento ocorreu em sua residência, em decorrência de complicações relacionadas à doença de Parkinson, segundo informou sua esposa, a jornalista Andrea Mitchell, correspondente da NBC News em Washington.

Mais do que um economista, Greenspan foi um personagem central da história contemporânea. Durante quase duas décadas, suas decisões tiveram impacto direto sobre a economia dos Estados Unidos e reflexos em praticamente todos os continentes.

O homem que comandou o banco central americano

Nascido em Nova York em março de 1926, Alan Greenspan assumiu a presidência do Federal Reserve — o banco central dos Estados Unidos — em 1987, indicado pelo então presidente Ronald Reagan.

O que inicialmente parecia uma nomeação de rotina acabou se transformando em uma das mais longas e influentes gestões da história da instituição. Greenspan permaneceu no cargo até 2006, atravessando administrações republicanas e democratas, algo raro em Washington.

Ao longo desses anos, consolidou uma reputação quase mítica nos mercados. Suas entrevistas eram analisadas palavra por palavra por investidores, empresários e governos. Qualquer mudança de tom em seus discursos podia movimentar bilhões de dólares em poucos minutos.

A era da prosperidade

Grande parte de sua trajetória no Federal Reserve coincidiu com um período de forte crescimento econômico nos Estados Unidos. A inflação permaneceu relativamente controlada, o desemprego caiu e a revolução tecnológica dos anos 1990 impulsionou ganhos de produtividade e riqueza.

Para muitos analistas, Greenspan tornou-se o símbolo de uma América otimista, confiante na inovação, na globalização e na força dos mercados para promover desenvolvimento.

Seu prestígio era tão grande que, em determinados momentos, parecia transcender governos e partidos políticos. Poucos economistas alcançaram tamanho reconhecimento público em vida.

As críticas e a crise de 2008

Mas o legado de Greenspan nunca foi unanimidade.

Defensor de mercados mais livres e de menor regulação sobre o sistema financeiro, ele apoiou políticas que, anos mais tarde, passariam a ser associadas por muitos especialistas às condições que antecederam a crise financeira global de 2008.

Após o colapso do mercado imobiliário americano e a quebra de grandes instituições financeiras, críticas se multiplicaram. Economistas e acadêmicos passaram a questionar se o Federal Reserve, durante a gestão Greenspan, havia sido permissivo demais diante dos riscos crescentes assumidos por bancos e investidores.

O próprio ex-presidente do banco central reconheceria posteriormente que algumas premissas sobre o funcionamento dos mercados haviam se mostrado equivocadas.

Ainda assim, mesmo entre seus críticos, existe consenso sobre a dimensão histórica de sua influência.

Uma figura decisiva da economia moderna

Greenspan esteve à frente do Federal Reserve durante momentos delicados, como o crash da Bolsa de 1987, a crise financeira asiática dos anos 1990 e os impactos econômicos provocados pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

Suas decisões ajudaram a estabilizar mercados em períodos de grande incerteza e contribuíram para consolidar o papel dos bancos centrais como protagonistas da economia global.

Também ficou conhecido pelo estilo cauteloso de comunicação. Suas declarações frequentemente enigmáticas deram origem ao termo "Greenspeak", expressão utilizada para descrever respostas elaboradas de forma a transmitir mensagens sem revelar completamente as intenções futuras da política monetária.

O fim de uma era

Nos últimos anos, já afastado dos holofotes, Greenspan acompanhava os debates econômicos de maneira mais discreta. Ainda assim, permanecia como uma referência histórica para economistas, investidores e formuladores de políticas públicas em todo o mundo.

Sua morte encerra um capítulo importante da história econômica contemporânea.

Para alguns, Alan Greenspan foi o arquiteto de uma das mais longas fases de prosperidade da economia americana. Para outros, tornou-se o símbolo das contradições de um modelo que acreditou excessivamente na capacidade dos mercados de se autorregularem.

Entre elogios e críticas, uma constatação permanece: poucas pessoas exerceram tanta influência sobre os rumos da economia mundial quanto Alan Greenspan.

Ao longo de quase vinte anos, decisões tomadas em seu gabinete em Washington ajudaram a definir juros, investimentos, empregos e o ritmo de crescimento econômico em países de todos os continentes. E é dessa posição singular na história que o mundo agora se despede.


Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Morre aos 96 anos Deusdete Ferreira de Cerqueira, ex-prefeito e um dos pioneiros de Paranavaí

Líder político, empresário rural e figura marcante da história do Noroeste paranaense, Deusdete deixa um legado de trabalho, desenvolvimento e amor pela cidade que ajudou a construir

Morre aos 96 anos Deusdete Ferreira de Cerqueira, ex-prefeito e um dos pioneiros de Paranavaí. Líder político, empresário rural e figura marcante da história do Noroeste paranaense, Deusdete deixa um legado de trabalho, desenvolvimento e amor pela cidade que ajudou a construir.

O silêncio da manhã fria desta segunda-feira (22) pareceu mais pesado em Paranavaí. A cidade se despediu de uma de suas figuras mais conhecidas e respeitadas: Deusdete Ferreira de Cerqueira, ex-prefeito, pioneiro e liderança histórica do município, que faleceu no sábado (21), aos 96 anos.

Segundo informações divulgadas pela família e confirmadas por autoridades locais, Deusdete sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua residência, poucas horas após ter recebido atendimento na Santa Casa de Paranavaí.

A notícia rapidamente se espalhou pelo município e provocou manifestações de pesar em toda a região Noroeste do Paraná. Ao longo do domingo e da segunda-feira, lideranças políticas, representantes do setor produtivo, entidades de classe e moradores prestaram homenagens àquele que ajudou a escrever parte importante da história da cidade.

Mais do que um ex-prefeito, Deusdete era reconhecido como um dos pioneiros que acompanharam o crescimento de Paranavaí desde seus primeiros ciclos de desenvolvimento. Sua trajetória se confundiu com a própria evolução econômica e social do município.

Entre 2001 e 2004, ocupou o cargo de prefeito de Paranavaí, período em que buscou fortalecer a infraestrutura urbana e ampliar ações voltadas ao desenvolvimento local. Antes e depois da vida pública, também teve atuação destacada no agronegócio regional, presidindo a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e participando ativamente de iniciativas ligadas ao fortalecimento da produção agropecuária.

Em nota de pesar, o governador Ratinho Junior destacou a contribuição de Deusdete para o crescimento do município e da região, lembrando sua dedicação ao desenvolvimento paranaense. O atual prefeito, Mauricio Gehlen, também lamentou a perda e ressaltou o amor que o ex-prefeito demonstrava pela cidade e pela população ao longo de sua vida pública.

Em reconhecimento à relevância histórica de Deusdete Ferreira de Cerqueira, a Prefeitura de Paranavaí decretou luto oficial de três dias. A medida simboliza o respeito do município por um homem que participou de momentos decisivos da construção política e econômica da cidade.

O velório foi realizado na Capela do Prever, reunindo familiares, amigos, autoridades e moradores que fizeram questão de prestar a última homenagem. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), em clima de emoção e gratidão.

A despedida de Deusdete encerra um capítulo importante da história de Paranavaí. Permanecem, entretanto, as marcas deixadas por uma geração de pioneiros que transformou o Norte e o Noroeste do Paraná em uma das regiões mais dinâmicas do Estado.

Em tempos de mudanças rápidas e memórias cada vez mais breves, a trajetória de Deusdete Ferreira de Cerqueira recorda que o desenvolvimento de uma cidade também é construído por pessoas que dedicam décadas de suas vidas ao bem comum.

Paranavaí perde um ex-prefeito. Sua história, porém, permanece viva na memória de quem acompanhou sua caminhada e nas páginas da própria cidade que ajudou a construir.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

domingo, 21 de junho de 2026

SULPOST: os principais destaques da América do Sul (21/06/2026)

Da crise política na Bolívia ao avanço das seleções na Copa, continente vive dias de tensão, mobilização e expectativa

SULPOST: os principais destaques da América do Sul (21/06/2026). Da crise política na Bolívia ao avanço das seleções na Copa, continente vive dias de tensão, mobilização e expectativa.

Enquanto os olhos do mundo acompanham os jogos da Copa do Mundo de 2026, a América do Sul atravessa uma semana marcada por contrastes. Entre disputas políticas, emergências climáticas e a paixão pelo futebol, diferentes países do continente enfrentam desafios que vão muito além das quatro linhas.

Bolívia decreta estado de emergência

A situação mais delicada vem da Bolívia. O presidente Luis Arce decretou estado de emergência nacional após protestos bloquearem importantes rodovias do país. As manifestações interromperam o transporte de mercadorias e o deslocamento entre regiões estratégicas, elevando a pressão sobre o governo.

Em resposta, autoridades bolivianas iniciaram operações para desobstruir as estradas e restabelecer a circulação nas principais vias do país. A expectativa oficial é que o tráfego seja normalizado em até 48 horas, mas o cenário continua sendo acompanhado com cautela.

Copa do Mundo movimenta o continente

Nos gramados, a América do Sul segue acumulando emoções na Copa do Mundo.

O Brasil venceu o Haiti por 3 a 0 em uma atuação convincente. Vinicius Junior foi eleito o melhor jogador da partida e voltou a ser um dos principais destaques da equipe brasileira na busca pelo sonhado hexacampeonato.

O Paraguai também chamou atenção ao eliminar a Turquia com uma vitória por 1 a 0, garantindo sua permanência no torneio.

Já a Argentina vive grande expectativa com o retorno de Lionel Messi. O craque voltou a ficar à disposição da equipe para o confronto contra a Áustria, reacendendo a esperança dos torcedores argentinos de mais uma campanha histórica.

Mudanças políticas e avanço conservador

O cenário político sul-americano também permanece agitado.

Diversos países enfrentam disputas eleitorais decisivas, especialmente a Colômbia, onde o ambiente político segue polarizado. Questões ligadas à segurança pública, criminalidade e combate à extorsão têm dominado os debates entre candidatos e eleitores.

Analistas observam ainda o fortalecimento de movimentos conservadores em diferentes partes do continente, refletindo uma crescente preocupação popular com temas relacionados à ordem pública e à estabilidade econômica.

Chuvas voltam a preocupar o Sul do Brasil

No Brasil, a atenção se volta novamente para o clima.

Pouco mais de dois anos após as enchentes históricas que marcaram o Rio Grande do Sul em 2024, novas chuvas intensas atingem o estado. Quase uma centena de municípios registrou impactos causados pelo excesso de precipitação, provocando alagamentos, danos à infraestrutura e o deslocamento de milhares de moradores.

A recorrência dos eventos extremos mantém em evidência a necessidade de aperfeiçoar sistemas de prevenção, monitoramento e resposta a desastres climáticos, tema que continua entre os principais desafios da região.

Um continente em movimento

Da instabilidade política boliviana às emoções da Copa do Mundo, passando pelas transformações eleitorais e pelos desafios climáticos do Sul do Brasil, a América do Sul encerra mais uma semana demonstrando sua capacidade de mobilização e resiliência.

Em um continente onde as notícias raramente param, os próximos dias prometem novos capítulos em uma história que continua sendo escrita em ritmo acelerado.

Curtiu? Nos apóie via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

sábado, 20 de junho de 2026

Empresa ligada a vereador de Campo Largo é condenada a devolver mais de R$ 569 mil aos cofres públicos

Justiça aponta cobrança de marmitas não entregues, aplica multa e proíbe empresa de contratar com o município por dez anos

Empresa ligada a vereador de Campo Largo é condenada a devolver mais de R$ 569 mil aos cofres públicos. Justiça aponta cobrança de marmitas não entregues, aplica multa e proíbe empresa de contratar com o município por dez anos.

Uma decisão da Justiça de Campo Largo trouxe de volta aos holofotes um contrato público firmado há mais de uma década. Em sentença proferida no último dia 18 de junho, a 1ª Vara da Fazenda Pública do município condenou a empresa Luiz Gustavo Torres & Cia Ltda., ligada ao vereador Gustavo Torres (Republicanos), por irregularidades no fornecimento de refeições para servidores municipais entre os anos de 2014 e 2016.

Segundo a decisão judicial, a empresa recebeu indevidamente R$ 284.823,14 em recursos públicos referentes a marmitas cobradas, mas não entregues, fornecidas em quantidade inferior à contratada ou pagas em duplicidade. Para o magistrado responsável pelo caso, as irregularidades não decorreram de simples falhas administrativas, mas de uma prática consciente que resultou em prejuízo aos cofres municipais.

Condenação supera meio milhão de reais

Além da devolução integral do valor apontado como dano ao erário, a sentença determinou o pagamento de multa civil equivalente. Com isso, a condenação total da empresa alcança R$ 569.646,28. A decisão também estabelece a proibição de contratar com a Prefeitura de Campo Largo pelo prazo de dez anos.

O processo teve origem em investigação do Ministério Público do Paraná e apurou a execução do contrato de fornecimento de refeições para equipes de trabalho da administração municipal, especialmente ligadas aos serviços de manutenção e obras.

Marmitas fictícias e fornecedor informal

A sentença aponta ainda a existência de um esquema paralelo envolvendo o lançamento de marmitas fictícias no faturamento apresentado ao município.

De acordo com os autos, durante aproximadamente um ano teriam sido incluídas cerca de quinze refeições por mês que não correspondiam a entregas efetivamente realizadas. O valor obtido com essas cobranças seria utilizado para remunerar um fornecedor informal que atendia servidores em áreas rurais de difícil acesso.

Em razão desse episódio específico, Henrique Fabris, sócio da empresa, e Luiz Carlos Cecato, ex-secretário municipal de Obras, foram condenados solidariamente à devolução de R$ 16.930,00, além do pagamento de multa equivalente e da suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Ex-prefeito foi absolvido

Na mesma decisão, o ex-prefeito Affonso Portugal Guimarães e o ex-secretário de Administração Luiz Antônio Norberto foram absolvidos.

Embora a Justiça tenha reconhecido falhas na fiscalização do contrato, o entendimento foi de que não ficou demonstrada a existência de dolo específico — requisito atualmente exigido pela Lei de Improbidade Administrativa para a responsabilização dos agentes públicos.

Repercussão política

O caso possui reflexos no cenário político local porque Gustavo Torres, atualmente vereador de Campo Largo pelo Republicanos, figurou no processo como representante da empresa investigada e prestou depoimento durante a tramitação da ação.

A sentença também chama atenção pelo contraste com o discurso de fiscalização e transparência frequentemente defendido pelo parlamentar em sua atuação pública.

Os fatos analisados pela Justiça referem-se a contratos executados entre 2014 e 2016, período anterior ao atual mandato legislativo.

Defesa ainda não se manifestou

Até o fechamento desta reportagem, não havia sido localizada manifestação pública do vereador Gustavo Torres ou de sua defesa sobre a sentença proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Campo Largo.

A decisão foi proferida em primeira instância e ainda pode ser objeto de recursos ao Tribunal de Justiça do Paraná. Até o momento, também não há confirmação pública sobre eventual recurso já protocolado pelos condenados.

O Sulpost mantém espaço aberto para manifestação do vereador, de seus advogados e dos demais envolvidos. Caso haja posicionamento oficial ou novos desdobramentos judiciais, esta matéria será atualizada.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Frio avança sobre o Sudeste e chuva se concentra no Sul neste fim de semana

Massa de ar frio mantém temperaturas baixas nas áreas serranas do Sudeste, enquanto Paraná segue em alerta para temporais e chuvas intensas

O inverno ainda nem começou oficialmente, mas já dá sinais claros de sua presença. O fim de semana será marcado por temperaturas baixas no Sudeste e por instabilidades que mantêm o Sul do Brasil sob atenção, especialmente no Paraná.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o sábado (20) será de frio mais intenso nas regiões serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde os termômetros podem registrar mínimas próximas de 4°C durante o amanhecer. Em áreas do sul paulista e do sul mineiro, as temperaturas devem variar entre 5°C e 10°C.

Enquanto isso, no Sul do país, a chuva perde força em comparação aos dias anteriores, mas continua presente em parte do Paraná. As precipitações acompanhadas de trovoadas isoladas devem se concentrar principalmente nas regiões norte e leste do estado, incluindo áreas próximas à Região Metropolitana de Curitiba.

Curitiba sob alerta

Para Curitiba e região, a previsão indica um sábado de céu encoberto, períodos de chuva e temperaturas entre 8°C e 15°C. O INMET mantém alerta para chuvas intensas e tempestades, com possibilidade de rajadas de vento, granizo e acumulados significativos de chuva ao longo do dia.

A recomendação é de atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Domingo traz melhora gradual

No domingo (21), primeiro dia oficial do inverno, a tendência é de melhora gradual das condições do tempo em boa parte do Paraná. A chuva perde intensidade e surgem períodos de abertura de sol, embora as temperaturas continuem baixas durante a madrugada e o início da manhã.

Em Curitiba, os termômetros devem oscilar entre 8°C e 20°C, proporcionando uma tarde mais agradável, mas ainda com sensação típica de inverno.

Geada volta ao radar

O INMET também aponta possibilidade de geada em áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas regiões serranas do Sul, as mínimas podem ficar próximas de 3°C ao amanhecer.

Já no Sudeste, o frio continua predominando nas áreas montanhosas, enquanto o norte de Minas Gerais permanece com temperaturas mais elevadas, podendo alcançar até 31°C.

Resumo do fim de semana

Sábado (20)

  • Chuva e risco de temporais no Paraná.
  • Alerta do INMET para tempestades em Curitiba e região.
  • Frio intenso nas serras do Sudeste.
  • Possibilidade de geada no Sul.

Domingo (21)

  • Melhora gradual do tempo no Paraná.
  • Sol entre nuvens em Curitiba.
  • Manhã fria e tarde mais amena.
  • Início oficial do inverno com temperaturas típicas da estação.

O principal destaque é que o sábado exige atenção por causa das tempestades previstas, enquanto o domingo deve marcar uma transição para um cenário mais estável, porém com frio persistente nas primeiras horas do dia.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Brasil cresce em campo, empolga a torcida e chega forte para vencer a Escócia

Com Vinícius Júnior em grande fase, Lucas Paquetá comandando o meio-campo e Matheus Cunha decisivo, seleção de Ancelotti assume a liderança do grupo e reacende o sonho do hexacampeonato

Com Vinícius Júnior em grande fase, Lucas Paquetá comandando o meio-campo e Matheus Cunha decisivo, seleção de Ancelotti assume a liderança do grupo e reacende o sonho do hexacampeonato. Com Vinícius Júnior em grande fase, Lucas Paquetá comandando o meio-campo e Matheus Cunha decisivo, seleção de Ancelotti assume a liderança do grupo e reacende o sonho do hexacampeonato

O apito final na Filadélfia trouxe mais do que uma vitória. Trouxe de volta uma sensação que o torcedor brasileiro conhece bem. Depois de uma estreia cercada de dúvidas e de um empate que gerou questionamentos, a Seleção Brasileira finalmente mostrou sinais claros de evolução na Copa do Mundo de 2026.

O triunfo por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite de sexta-feira (19), colocou o Brasil na liderança do Grupo C e deixou a classificação para a próxima fase muito bem encaminhada. Mais importante que o resultado, porém, foi a forma como a equipe se comportou em campo.

Seleção mostra evolução coletiva

Os grandes campeões costumam crescer durante a competição. É uma velha máxima do futebol que voltou a ser lembrada pela torcida após a atuação brasileira nos Estados Unidos.

Com mais intensidade, melhor organização tática e um ataque funcionando com naturalidade, a equipe comandada por Carlo Ancelotti apresentou um futebol técnico, envolvente e eficiente. A sensação deixada foi de que o trabalho do treinador italiano começa a ganhar forma justamente quando a Copa entra em sua fase decisiva.

Diante de mais de 68 mil torcedores, o Brasil controlou praticamente toda a partida e construiu o placar sem sustos.

Matheus Cunha brilha e Vini Jr segue decisivo

O grande destaque da noite foi Matheus Cunha. Escolhido por Ancelotti para começar entre os titulares, o atacante respondeu com dois gols e uma atuação segura, aproveitando as oportunidades criadas pelo setor ofensivo brasileiro.

Mas o camisa 9 não brilhou sozinho.

Vinícius Júnior mais uma vez foi protagonista. O atacante participou diretamente das principais jogadas ofensivas, marcou um gol e segue envolvido em todos os gols da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. Em sua partida de número 500 como profissional, mostrou velocidade, personalidade e capacidade de decidir.

Lucas Paquetá também teve atuação de destaque. Inteligente na marcação e criativo na construção das jogadas, o meia foi peça fundamental para desmontar o sistema defensivo haitiano e dar ritmo ao meio-campo brasileiro.

Defesa volta a transmitir confiança

Outro aspecto que agradou a comissão técnica foi o comportamento defensivo da equipe. Depois de oito partidas consecutivas sofrendo gols, o Brasil voltou a encerrar um compromisso sem ser vazado.

A atuação segura de Alisson, a experiência de Marquinhos e a consistência do sistema defensivo ajudaram a transmitir uma sensação de equilíbrio que vinha sendo cobrada pela torcida.

A única preocupação ficou por conta de Raphinha. O atacante deixou o gramado ainda no primeiro tempo sentindo dores musculares e será avaliado nos próximos dias para saber se terá condições de enfrentar a Escócia.

Expectativa por Neymar aumenta

Se existe um assunto que domina as conversas entre os torcedores brasileiros neste momento, ele atende por um nome: Neymar.

O craque ainda não entrou em campo nesta Copa do Mundo, mas cresce a expectativa de que Carlo Ancelotti possa relacioná-lo para o confronto decisivo diante da Escócia, marcado para a próxima quarta-feira (24).

A comissão técnica mantém cautela, mas a possibilidade de ver Neymar estreando no torneio já mobiliza os torcedores. Caso seja utilizado, a tendência é que receba uma das maiores ovacões da competição.

Brasil sonha novamente com o Hexa

Com quatro pontos conquistados, liderança do grupo e uma atuação convincente, o ambiente ao redor da seleção mudou significativamente em poucos dias. Cresce a expectativa de ver Neymar em campo. O mundo está de olho na Seleção Brasileira.

Nas ruas, nos bares e nas redes sociais, o sentimento predominante voltou a ser o da confiança. O futebol apresentado diante do Haiti mostrou uma equipe em evolução, mais próxima da identidade que o torcedor espera ver em uma Copa do Mundo.

A Escócia aparece agora como o último obstáculo da fase de grupos. Pelo futebol mostrado até aqui, o Brasil entra como favorito para confirmar a classificação e avançar com moral para o mata-mata. E, pelo futebol apresentado hoje, vai dar boa. Com certeza vale a torcida.

Ainda é cedo para qualquer previsão definitiva. Mas quando a Seleção Brasileira começa a crescer durante uma Copa do Mundo, o sonho ganha força. E, mais uma vez, milhões de brasileiros voltam a acreditar que o caminho para o tão esperado hexacampeonato pode estar sendo construído diante dos nossos olhos. O Brasil cresceu e tem tudo para conquistar a taça. 

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Governo explica nova ficha digital de hospedagem e desmente boato sobre monitoramento de hóspedes

Nova ferramenta substitui antigos formulários em papel, agiliza o check-in e mantém as mesmas regras de proteção de dados já existentes — boato sobre suposto monitoramento de hóspedes é desmentido

 

Check-in entrada de hotel - Foto: Roberto Castro/MTur
 

Quem já chegou cansado de uma viagem e precisou preencher longos formulários na recepção de um hotel sabe como alguns processos parecem ter parado no tempo. Agora, uma mudança silenciosa, mas rápida, começa a transformar essa rotina em todo o Brasil — mas também virou alvo de desinformação nas redes sociais.

Nas últimas semanas, circulou a informação de que o governo federal passaria a monitorar turistas por meio da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital. A alegação, porém, não corresponde aos fatos.

O que entrou em vigor em abril de 2026 foi apenas a digitalização de um procedimento obrigatório que já existe há décadas nos meios de hospedagem brasileiros. Antes preenchida em papel, a ficha agora passa a funcionar de forma eletrônica, permitindo que o viajante realize o cadastro antes mesmo de chegar ao hotel.

O que mudou na prática

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro e pode ser acessado por QR Code, link enviado pelo estabelecimento ou diretamente por meio da conta Gov.br. Para quem já possui cadastro na plataforma federal, o preenchimento leva apenas alguns segundos.

Com a mudança, o processo de check-in fica mais rápido, ágil, reduz filas e elimina boa parte da burocracia que existia nos balcões de hotéis, pousadas, hostels e outros locais de hospedagem no Brasil. Com o FNRH Digital é possível:

  • Preenchimento online e antecipado;
  • Check-in mais rápido;
  • Menos papel e menos burocracia;
  • Informações organizadas em sistema digital integrado.

O que a ficha digital não faz

Ao contrário do que afirmam publicações compartilhadas nas redes sociais, a ferramenta não foi criada para rastrear pessoas, acompanhar deslocamentos ou monitorar viagens.

Os dados solicitados continuam sendo basicamente os mesmos que já eram exigidos anteriormente para identificação dos hóspedes. Não há coleta de informações sobre gastos, consumo ou comportamento dos turistas.

Segundo o governo, o sistema não acompanha rotas, não monitora deslocamentos e não permite o rastreamento individual de cidadãos.

Para que servem os dados

As informações registradas alimentam o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, permitindo uma visão mais precisa sobre o fluxo turístico no país, como número de visitantes, perfil dos turistas e taxas de ocupação da rede hoteleira.

Esses dados são utilizados de forma agregada, sem identificação individual dos viajantes, para apoiar políticas públicas, orientar investimentos e melhorar serviços voltados ao turismo.

Segurança e proteção das informações

O Ministério do Turismo afirma que a FNRH Digital segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo proteção às informações pessoais dos usuários.

Além disso, a digitalização tende a aumentar a segurança em relação ao modelo antigo em papel, reduzindo riscos de extravio, perda de documentos e acessos indevidos. Tudo isso e ainda preservando o meio ambiente, pois elimina a ficha de papel do processo de check-in.

Modernização, não vigilância

A nova ficha digital foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República em 2024. O setor de hospedagem apoiou a iniciativa, que marca a substituição definitiva dos formulários em papel por um sistema eletrônico integrado.

Em tempos de informações que circulam em alta velocidade, o episódio serve como alerta sobre a importância de verificar a origem das notícias antes de compartilhá-las. No caso da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital, a mudança representa uma modernização administrativa — e não um mecanismo de monitoramento e espionagem de turistas.

Curtiu? Nos apoie via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

PF apreende dólares, relógios e documentos em operação que mirou Jaques Wagner

Senador do PT afirma que valores encontrados têm origem legal e diz confiar que investigação esclarecerá os fatos

 
Senador Jaques Wagner -  Lula Marques/ Agência Brasil

O dia amanheceu turbulento nos bastidores de Brasília nesta quinta-feira (18). A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, durante a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades envolvendo o sistema financeiro nacional e pessoas ligadas ao Banco Master.

Dinheiro em espécie e relógios apreendidos

Durante as diligências na residência do parlamentar, em Brasília, os agentes apreenderam cerca de US$ 49 mil em espécie — valor equivalente a aproximadamente R$ 250 mil — além de outras quantias em moedas estrangeiras, documentos e uma coleção de relógios. A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a Polícia Federal, a investigação apura suspeitas de recebimento de vantagens econômicas indevidas por parte do senador, supostamente relacionadas ao empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master.

Suspeitas investigadas

Entre os pontos analisados pelos investigadores estão a possível aquisição de um apartamento de alto padrão em Salvador, repasses financeiros para empresa administrada por familiares do senador, utilização de aeronaves particulares e benefícios ligados a viagens e eventos.

A PF também investiga se houve atuação do parlamentar em matérias legislativas que poderiam beneficiar interesses do grupo econômico ligado ao Banco Master.

Senador nega irregularidades

Jaques Wagner rejeita todas as suspeitas. Em entrevista concedida à Band News, após a operação, e em nota divulgada por sua assessoria, o senador afirmou que não é réu, não foi denunciado e não responde a qualquer processo relacionado aos fatos investigados.

Sobre o apartamento citado pela investigação, Wagner declarou que o imóvel nunca fez parte de seu patrimônio. Segundo ele, havia apenas a intenção de comprá-lo futuramente para auxiliar uma de suas filhas.

Em relação ao dinheiro apreendido, o parlamentar sustenta que os valores possuem origem legal e foram devidamente declarados. De acordo com sua versão, parte dos recursos corresponde a diárias recebidas em missões oficiais internacionais e não utilizadas, além de recursos próprios mantidos em cofre para futuras viagens.

Investigação continua

Além dos mandados de busca, a operação incluiu medidas cautelares determinadas pelo STF, como restrições de contato entre investigados e suspensão de passaportes de alguns dos alvos.

A defesa do empresário Augusto Ferreira Lima afirmou que as diligências foram desnecessárias e reiterou que ele está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.

O caso permanece sob investigação. Até o momento, não há denúncia formal apresentada pelo Ministério Público nem condenação judicial contra os envolvidos.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Apagões, falta de combustível e sanções empurram Cuba e Venezuela para nova crise humanitária

Na Venezuela, falhas crônicas na rede elétrica afetam água, transporte e hospitais. Em Cuba, apagões prolongados e escassez de combustível provocam protestos e desabastecimento - impacto de sanções internacionais e guerra agravam crise que atinge milhões de pessoas


Cuba sem energia elétrica - AFP

Quando a energia elétrica desaparece, não é apenas a luz que se apaga. Geladeiras deixam de funcionar, sistemas de abastecimento de água param, hospitais operam sob pressão e atividades básicas do cotidiano se tornam um desafio. Esse cenário vem se aprofundando em Cuba e na Venezuela, dois países que enfrentam uma das mais graves crises energéticas de sua história recente.

Embora cada país tenha suas particularidades, especialistas apontam uma combinação de fatores comuns: anos de investimentos pífios em infraestrutura, dificuldades econômicas persistentes, problemas de gestão e o peso das sanções internacionais, que dificultam o acesso a recursos financeiros, equipamentos e combustíveis.

Venezuela: um país rico em petróleo, mas com milhões vivendo às escuras

Apesar de possuir algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela continua convivendo com frequentes apagões e oscilações de tensão. Fora da capital, Caracas, interrupções no fornecimento de energia fazem parte da rotina de grande parte da população.

Os efeitos vão muito além do desconforto doméstico. Falhas no sistema elétrico comprometem o abastecimento de água, prejudicam o funcionamento de unidades de saúde, afetam o transporte público e provocam perdas de alimentos e medicamentos que dependem de refrigeração.

Especialistas internacionais estimam que boa parte da capacidade de geração do país permanece fora de operação. A recuperação completa do sistema exigiria investimentos bilionários e vários anos de obras e modernização.

Nos últimos dias, o governo venezuelano anunciou novos acordos para tentar recuperar parte da capacidade energética nacional e atrair investimentos para o setor, numa tentativa de reduzir a vulnerabilidade da rede elétrica, mas a crise preocupa.

Cuba: combustível escasso e protestos após longos apagões

Em Cuba, a situação se tornou ainda mais dramática. O sistema elétrico nacional continua operando com grandes déficits de geração, obrigando milhões de pessoas a enfrentar apagões que, em algumas regiões, ultrapassam 20 horas por dia.

A escassez de combustível é apontada pelas autoridades como um dos principais fatores da crise. A Venezuela era o maior fornecedor da ilha caribenha, mas o país também comprava o petróleo do Irã. Com dificuldades para importar petróleo e derivados, diversas usinas operam abaixo da capacidade ou permanecem paradas.

O impacto é sentido em toda a economia. Alimentos estragam, sistemas de refrigeração deixam de funcionar, o transporte enfrenta limitações e serviços essenciais passam a operar em condições precárias.

O agravamento da situação levou moradores de diferentes localidades a protestar contra os cortes prolongados de energia. As manifestações refletem a crescente insatisfação popular diante das dificuldades enfrentadas diariamente. Em Cuba a crise não é só humanitária, é também política. O povo está nas ruas e a temperatura sobe a cada dia.

Guerra no Oriente Médio aumenta incertezas

Enquanto Cuba e Venezuela tentam administrar suas crises internas, a instabilidade internacional adiciona novas preocupações. O conflito envolvendo o Irã e as tensões com os Estados Unidos continuam influenciando os mercados globais de energia.

Mesmo com sinais de redução temporária das tensões diplomáticas, as sanções contra Teerã permanecem em vigor. Isso contribui para manter o mercado de combustíveis sob pressão e afeta especialmente países que dependem de importações energéticas para sustentar suas economias.

Uma crise que vai além da eletricidade

O que acontece em Cuba e na Venezuela já não pode ser visto apenas como um problema de geração de energia. A falta de eletricidade compromete o acesso à água potável, à alimentação, à saúde e à mobilidade urbana, criando um efeito dominó que atinge diretamente a qualidade de vida da população.

Para milhões de cubanos e venezuelanos, a crise energética deixou de ser uma questão técnica. Ela passou a determinar o funcionamento da vida cotidiana, transformando-se em um dos principais desafios humanitários da América Latina na atualidade.

Os Estados Unidos tem uma grande parcela de culpa no sofrimento essas duas nações. Devido a interesses econômicos e geopolíticos, o governo Trump endureceu as já pesadas tarifas e embargos aos produtos venezuelanos e cubanos. Nessa, e em outras questões, parece faltar humanidade ao presidente estadunidense.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Nota de falecimento: Sr. Salvatore Russo

CABS International Ltda. e Nitida Serv Industriais Ltda., comunicam o falecimento de Salvatore Russo e informam detalhes das cerimônias de despedida


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do *Sr. Salvatore Russo.*   Informamos que o velório será realizado dia 19/06 (sexta-feira) na Capela Vaticano, das 8h às 12h. Após a cerimônia de despedida, o corpo seguirá para a Itália.  Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com o Sr. Salvatore Russo.   *CABS International Ltda e Nitida Serv Industriais Ltda*

A redação do Sulpost recebeu há pouco, através do companheiro Nelsão da Força, a notícia do falecimento do senhor Salvatore Russo, aos 80 anos. A pedidos do Nelsão, reproduzimos a nota, na íntegra, e nos unimos à corrente de pesar, enviando nossas sinceras condolências à família, amigos e colaboradores.

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Salvatore Russo. 

Informamos que o velório será realizado dia 19/06 (sexta-feira) na Capela Vaticano, das 8h às 12h. Após a cerimônia de despedida, o corpo seguirá para a Itália.

Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com o Sr. Salvatore Russo.

CABS International Ltda e Nitida Serv Industriais Ltda"

Indígenas de Tamarana conquistam 100 casas do Minha Casa, Minha Vida Rural

Moradias atenderão famílias da Terra Indígena Apucaraninha e representam avanço histórico na redução do déficit habitacional da comunidade

Foto: Ricardo Stuckert/PR
 

Durante anos, o sonho da casa própria pareceu distante para as famílias da Terra Indígena Apucaraninha, em Tamarana, no norte do Paraná. Em moradias improvisadas ou estruturas já desgastadas pelo tempo, centenas de indígenas conviviam diariamente com dificuldades que vão além da falta de conforto. A ausência de uma habitação adequada impacta diretamente na saúde, segurança e qualidade de vida das famílias indígenas.

Agora, esse cenário começa a mudar. A comunidade conquistou 100 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida Rural, uma das mais importantes iniciativas de habitação voltadas para populações do campo e comunidades tradicionais. As moradias beneficiarão famílias das aldeias Sede, Água Branca e Barreiro, que compõem a Terra Indígena Apucaraninha e abrigam cerca de 2,3 mil indígenas.

A conquista é resultado de uma articulação envolvendo lideranças indígenas, movimentos sociais e representantes políticos. O trabalho foi conduzido pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), em parceria com Ivan Kaingang e o cacique Jucelino Vergílio. As lideranças atuaram junto ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia, à Associação Casa da Família do Estado do Paraná e a ministérios do Governo Federal para viabilizar a inclusão da comunidade no programa habitacional.

A demanda por moradia na região é antiga. Levantamentos realizados junto à Aldeia Sede apontam a necessidade de pelo menos 400 novas residências apenas naquela localidade. A chegada das 100 novas casas ainda não elimina o déficit existente, mas representa um avanço significativo para dezenas de famílias que aguardam há anos por uma solução habitacional.

Segundo Zeca Dirceu, a conquista demonstra a importância de garantir que as políticas públicas alcancem populações historicamente excluídas.

“Moradia digna é um direito básico e essencial para qualquer família. Essa conquista é fruto da organização da comunidade, da luta de suas lideranças e do trabalho de articulação que fizemos junto ao Governo Lula. Seguiremos trabalhando para ampliar esse atendimento e garantir mais investimentos para a população indígena”, afirmou o deputado.

Ivan Kaingang destacou que a habitação esteve entre as principais reivindicações apresentadas pela comunidade durante as conversas realizadas com o mandato parlamentar.

“Essa é uma reivindicação antiga das famílias da Apucaraninha. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas a aprovação dessas 100 casas já representa uma vitória para centenas de pessoas”, ressaltou.

Moradia adaptada à realidade das comunidades

O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma modalidade do programa habitacional do Governo Federal destinada a agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas. O objetivo é garantir moradias seguras e adequadas, respeitando os modos de vida, a cultura e as necessidades específicas de cada população atendida.

Para as famílias da Terra Indígena Apucaraninha, a chegada das novas casas representa mais do que a construção de paredes e telhados. É um passo concreto na busca por dignidade, segurança e melhores condições de vida para uma comunidade que há décadas reivindica investimentos capazes de atender às suas necessidades.

Com informações da assessoria do deputado Zeca Dirceu.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Brasil entra em campo e supermercados do Paraná fecham mais cedo nesta sexta-feira

Grandes redes varejistas vão encerrar o atendimento entre 21h e 21h30 para liberar funcionários antes da partida da Seleção Brasileira; consumidores devem antecipar as compras

Grandes redes varejistas vão encerrar o atendimento entre 21h e 21h30 para liberar funcionários antes da partida da Seleção Brasileira; consumidores devem antecipar as compras

O carrinho de compras corre um pouco mais rápido nesta sexta-feira (19). Em bairros de Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e tantas outras cidades do Paraná, muita gente vai antecipar a compra da carne, das bebidas e dos petiscos. Quando a bola começar a rolar pela Copa do Mundo FIFA 2026, às 21h30, boa parte dos supermercados do estado já terá fechado as portas.

O motivo é simples: permitir que milhares de trabalhadores acompanhem a partida da Seleção Brasileira contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial. Em um país onde o futebol ainda tem o poder de reunir famílias, amigos e vizinhos diante da televisão, o comércio também se adapta ao calendário da bola.

ATENÇÃO: Quem deixar para comprar carne, carvão, bebidas ou petiscos na última hora pode encontrar as portas fechadas. As principais redes supermercadistas do Paraná vão encerrar o expediente antes do início da partida. Zé Delivery segue normal.

Brasil precisa vencer

A expectativa da torcida é grande. Depois do empate suado, por 1 a 1 com o Marrocos, logo na estreia, a Seleção entra em campo pressionada pela necessidade de conquistar os três pontos para ganhar tranquilidade no Grupo C e se aproximar da classificação para a próxima fase. Se o Brasil não ganhar, o risco de fazer as malas e voltar mais cedo para casa é grande.

Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a Seleção busca apresentar um futebol mais consistente e eficiente diante dos haitianos. A equipe mostrou momentos de qualidade na estreia, mas também deixou escapar oportunidades importantes que poderiam ter garantido a vitória.

Outro ingrediente que aumenta a atenção dos torcedores é a situação de Neymar. O camisa 10 segue em processo de recuperação física e continua sendo assunto entre os brasileiros, que aguardam a possibilidade de vê-lo novamente em campo durante a competição. Mesmo sem a presença do craque, a expectativa é de um grande apoio da torcida para empurrar a equipe rumo à vitória.

Em tempos de redes sociais, transmissões em múltiplas telas e uma rotina cada vez mais acelerada, a Copa do Mundo continua sendo um dos raros eventos capazes de mobilizar o país inteiro ao mesmo tempo. E nesta sexta-feira não será diferente.

Veja como ficam os horários dos supermercados

As principais redes de supermercados do Paraná adotaram fechamento antecipado para liberar seus funcionários antes do início da partida.

  • Condor: todas as lojas fecham às 21h.
  • Muffato e Max Atacadista: encerramento das atividades às 21h.
  • Festval: atendimento até 21h30.
  • Jacomar: fechamento às 21h.
  • Companhia Beal / Super Festval: unidades operam até 21h.

As redes também recomendam que os consumidores façam suas compras ao longo da tarde ou no início da noite. Nenhuma das lojas que adotará o fechamento antecipado voltará a abrir após o término da partida, que deve se encerrar próximo das 23h30.

Torcida também entra em campo

Além da disputa por uma vaga na próxima fase, o confronto desta sexta-feira carrega um componente emocional que faz parte da história do futebol brasileiro. É o momento em que bares lotam, churrasqueiras são acesas, bandeiras reaparecem nas janelas e milhões de pessoas compartilham a mesma expectativa.

Com Neymar ou sem Neymar, com nervosismo ou confiança, a verdade é que a torcida brasileira também entra em campo. E, nesta sexta-feira, até os supermercados do Paraná vão parar um pouco mais cedo para acompanhar o sonho do hexacampeonato. Você também pode optar em fazer suas compras adiantado, pela Amazon.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

UFSC receberá supercomputador para impulsionar pesquisas em inteligência artificial

Equipamento de alto desempenho doado pela Intel amplia a capacidade científica da universidade em áreas estratégicas como IA generativa, bioinformática, ciência de dados e saúde digital

 
Equipamento de alto desempenho doado pela Intel amplia a capacidade científica da universidade em áreas estratégicas como IA generativa, bioinformática, ciência de dados e saúde digital

Enquanto a inteligência artificial avança rapidamente e redefine setores inteiros da economia, universidades brasileiras buscam fortalecer sua capacidade de pesquisa para acompanhar essa transformação. Em Florianópolis, um novo passo foi anunciado nesta semana: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá um supercomputador de alto desempenho que deverá ampliar significativamente o desenvolvimento de estudos e aplicações em inteligência artificial.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante um encontro que reuniu representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas, instituições de fomento e organizações ligadas ao ecossistema de inovação catarinense.

O equipamento, um Intel Habana Gaudi2 doado pela Intel, passa a integrar a infraestrutura científica da UFSC e será utilizado em pesquisas avançadas envolvendo inteligência artificial generativa, grandes modelos de linguagem, ciência de dados, visão computacional, bioinformática e processamento de imagens médicas.

“A entrega deste supercomputador representa mais um passo na construção da soberania tecnológica brasileira. Estamos ampliando a capacidade das nossas universidades de desenvolver conhecimento, formar talentos e criar soluções inovadoras para os desafios do país”, afirmou a ministra Luciana Santos.

Para a comunidade acadêmica, o novo equipamento representa mais do que um avanço tecnológico. A expectativa é que ele permita acelerar pesquisas complexas, reduzir o tempo de processamento de grandes volumes de dados e ampliar a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.

O reitor da UFSC, Irineu de Souza, destacou o caráter multidisciplinar da iniciativa. Segundo ele, a nova estrutura deverá beneficiar pesquisas em ciência, saúde, tecnologia e inteligência artificial, gerando impactos positivos tanto para a universidade quanto para a sociedade.

O reitor da UFSC, Irineu de Souza, destacou o caráter multidisciplinar da iniciativa. Segundo ele, a nova estrutura deverá beneficiar pesquisas em ciência, saúde, tecnologia e inteligência artificial, gerando impactos positivos tanto para a universidade quanto para a sociedade.
Foto: Luara Baggi (Ascom/MCTI)

Formação de profissionais para a era da IA

Durante o evento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também lançou o programa Residência em TICs – Trilhas IA, coordenado pelo Instituto Eldorado. A iniciativa contará com investimento de R$ 129 milhões e tem como meta formar 1.800 desenvolvedores e capacitar outros 4 mil usuários de ferramentas de inteligência artificial até 2028.

O programa busca atender à crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia da informação e inteligência artificial, áreas consideradas estratégicas para a competitividade do país nos próximos anos.

Investimentos bilionários em Santa Catarina

Além dos anúncios voltados à inteligência artificial, o MCTI apresentou um panorama dos investimentos federais destinados ao estado. Entre 2023 e 2025, Santa Catarina recebeu R$ 5,6 bilhões em recursos para ciência, tecnologia e inovação, valor superior ao triplo do registrado nos quatro anos anteriores.

Desse total, R$ 5,1 bilhões foram aplicados por meio da Finep em 706 projetos distribuídos por 148 municípios catarinenses, contemplando universidades, institutos de pesquisa, parques tecnológicos e empresas inovadoras.

Segundo o diretor regional Sul da Finep, Bruno Camargo, os recursos ajudam a fortalecer todo o ambiente de inovação. O apoio contempla desde Instituições de Ciência e Tecnologia até empreendimentos de base tecnológica, contribuindo para ampliar a pesquisa científica e transformar conhecimento em desenvolvimento econômico e social.

Com a chegada do novo supercomputador da Intel à UFSC e a ampliação dos investimentos em formação e pesquisa, Santa Catarina reforça sua posição como um dos principais polos de ciência, tecnologia e inovação do país, em um momento em que a inteligência artificial se torna cada vez mais estratégica para o futuro da economia e da produção de conhecimento.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Dia do Orgulho Autista: quando compreender a diversidade muda vidas

Primeira celebração oficial da data no Brasil reforça a importância da inclusão, do respeito e da valorização da neurodiversidade

Primeira celebração oficial da data no Brasil reforça a importância da inclusão, do respeito e da valorização da neurodiversidade

Há diferenças que passam despercebidas para quem está de fora, mas acompanham uma pessoa durante toda a vida. Estão nas dificuldades de participar de uma conversa em grupo, no desconforto diante de ambientes cheios, na necessidade de seguir uma rotina bem definida ou na sensação constante de não se encaixar.

Para muitas pessoas autistas, a infância e a adolescência são marcadas justamente por esse sentimento silencioso de estar um passo fora do ritmo dos demais.

Neste 18 de junho, o Brasil celebra pela primeira vez oficialmente o Dia Nacional do Orgulho Autista. Mais do que uma data simbólica, o momento convida a sociedade a enxergar o transtorno do espectro autista (TEA) para além dos estereótipos e dos preconceitos que ainda cercam o tema.

A história do juiz paranaense Ricardo Fulgoni ajuda a ilustrar essa realidade. Durante anos, ele conviveu com dificuldades de interação social sem saber exatamente o motivo. Era chamado de antissocial, chato ou distante. O diagnóstico só veio na vida adulta, após um período de intensa sobrecarga emocional durante a pandemia.

Quando finalmente compreendeu que era autista, encontrou respostas para situações que o acompanharam desde a infância.

"Quando eu comecei a ler sobre o que era o autismo, os sintomas e as características, estava ali um manual de instruções da minha vida", relatou em entrevista à Agência Brasil.

A descoberta não mudou quem ele era. Mas trouxe algo que durante muito tempo parecia impossível: compreensão.

“Não existe uma única forma de ser autista. O espectro reúne experiências, habilidades e desafios diferentes, reforçando a importância do respeito à neurodiversidade e da inclusão.”

Um espectro de muitas realidades

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas autistas continua sendo o desconhecimento da sociedade sobre o que realmente significa o espectro autista.

Durante décadas, prevaleceu a ideia equivocada de que todas as pessoas autistas seriam iguais ou apresentariam as mesmas características. Hoje, especialistas sabem que a realidade é muito mais complexa.

Segundo o neuropsicólogo Mayck Hartwig, o autismo se manifesta de maneiras bastante diferentes em cada indivíduo.

"O autismo hoje é compreendido como um espectro de manifestação fenotípica bastante heterogênea, ou seja, existem várias manifestações diferentes do autismo. E essas manifestações ocorrem também com sinais mais ou menos evidentes em algumas pessoas."

Em outras palavras, não existe um único perfil de pessoa autista. Há pessoas que precisam de apoio constante ao longo da vida. Outras estudam, trabalham, formam famílias e constroem carreiras de destaque. Algumas possuem grande sensibilidade a sons, luzes ou ambientes movimentados. Outras apresentam interesses muito específicos e intensa capacidade de concentração em determinadas áreas.

O que une essas diferentes experiências são características relacionadas à comunicação social, à interação com outras pessoas e à forma como o cérebro percebe e organiza informações do mundo ao redor.

Entre desafios e potencialidades

O transtorno do espectro autista é uma condição do neurodesenvolvimento que normalmente se manifesta nos primeiros anos de vida. Os primeiros sinais podem surgir ainda na infância, embora muitos diagnósticos continuem acontecendo apenas na adolescência ou na fase adulta.

Nos últimos anos, o avanço do conhecimento científico e o aumento da conscientização têm permitido que milhares de pessoas finalmente encontrem explicações para situações que carregaram por décadas. Esse entendimento também ajuda a combater uma visão limitada que reduz o autismo apenas às dificuldades.

Embora os desafios existam e não devam ser ignorados, pessoas autistas também possuem talentos, habilidades, formas criativas de pensar e contribuições importantes para a sociedade. O reconhecimento dessas potencialidades faz parte da proposta do movimento do orgulho autista.

Mais respeito, menos preconceito

Diferentemente do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Dia do Orgulho Autista nasceu de movimentos liderados pelas próprias pessoas autistas. A ideia não é negar as dificuldades que podem acompanhar a condição, mas defender que essas diferenças sejam compreendidas sem estigmas e sem discriminação.

Em um mundo que frequentemente pressiona todos a agir, sentir e se comunicar da mesma forma, o orgulho autista surge como um convite à escuta. Escutar quem vive essa realidade. Escutar as famílias. Escutar os profissionais que trabalham com inclusão. E, principalmente, reconhecer que diversidade também significa aceitar diferentes maneiras de perceber e interagir com o mundo.

Neste primeiro Dia Nacional do Orgulho Autista celebrado oficialmente no Brasil, a mensagem é simples, mas poderosa: compreender as diferenças continua sendo um dos caminhos mais importantes para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva.


Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Margareth Menezes lança em Colombo, na RMC, programa que une cultura, clima e desenvolvimento social

Ministra da Cultura reuniu lideranças políticas, movimentos culturais e representantes da sociedade civil na Região Metropolitana de Curitiba para apresentar os Territórios Verdes da Cultura, iniciativa voltada à sustentabilidade, inclusão e fortalecimento das periferias

Ministra Margareth Menezes, hoje (17), no CEU das Artes de Colombo
Nelsão da Força

O fim da tarde desta quarta-feira (17) trouxe um encontro pouco comum ao CEU das Artes de Colombo. Em um mesmo espaço, artistas, agentes culturais, lideranças comunitárias, sindicalistas, parlamentares e representantes do Governo Federal se reuniram para discutir um tema que até pouco tempo atrás parecia distante do universo cultural: as mudanças climáticas.

Foi nesse cenário que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, lançou oficialmente o programa Territórios Verdes da Cultura, uma nova política pública federal que pretende transformar equipamentos culturais em espaços de resiliência climática, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário.

"A cultura deixa de ser apenas espaço de expressão artística e passa a ocupar também um papel estratégico na adaptação das comunidades aos desafios climáticos."

A agenda mobilizou diferentes setores da sociedade e reuniu autoridades como as deputadas federais Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, o deputado estadual, presidente do PT Paraná e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, Arilson Chiorato, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical Paraná, Sérgio Butka e seu vice-presidente Nelsão da Força, o vereador e presidente do PT Curitiba, Angelo Vanhoni, entre outros representantes de movimentos sociais, coletivos culturais, organizações da Região Metropolitana de Curitiba e populares.

A presença da ministra também evidenciou a crescente aproximação entre as políticas culturais e as pautas ambientais. O Territórios Verdes da Cultura nasce com a proposta de transformar CEUs das Artes, CEUs da Cultura e unidades do programa MovCEU em polos comunitários capazes de desenvolver soluções locais para os desafios climáticos enfrentados pelas cidades brasileiras.

A iniciativa está estruturada sobre três pilares principais: Soluções Baseadas na Natureza, com implantação de áreas verdes e infraestrutura sustentável; educação ambiental e criativa, voltada à formação de crianças, jovens e comunidades; e ações comunitárias que buscam estimular a construção coletiva de respostas para problemas urbanos e ambientais.

Na prática, o programa prevê ações como hortas comunitárias, sistemas de captação de água da chuva, projetos de economia circular, arborização urbana e atividades educativas integradas à produção cultural.

Cultura que nasce do território

Ao longo do evento, uma das ideias mais presentes foi a de que as periferias não devem ser vistas apenas como destinatárias de políticas públicas, mas como protagonistas na construção de soluções para seus próprios desafios.

Essa visão também apareceu nas manifestações da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, que destacou a importância da juventude e das comunidades periféricas na construção de alternativas para enfrentar os impactos da crise climática e ampliar o acesso à cultura.

A deputada federal Gleisi Hoffmann, uma das principais lideranças políticas do Paraná e pré-candidata ao Senado em 2026, acompanhou o lançamento ao lado da ministra e reforçou a importância dos investimentos federais voltados ao fortalecimento dos territórios populares.

Mais do que um lançamento institucional, o encontro buscou demonstrar como diferentes políticas públicas podem atuar de forma integrada. Em Colombo, o Territórios Verdes da Cultura passa a dialogar com programas já existentes, como o Periferias Verdes Resilientes e o Periferia Viva, ampliando a conexão entre cultura, desenvolvimento social e adaptação aos eventos climáticos extremos.

Projetos locais ganham espaço

A cerimônia também contou com a participação de iniciativas que já atuam diretamente nas comunidades da Região Metropolitana.

Entre elas estavam o Comitê de Cultura do Paraná, responsável por facilitar o acesso de artistas e agentes culturais a políticas públicas e mecanismos de financiamento; o Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (LabCD-UFPR), dedicado à construção de soluções ligadas à cultura digital; e o Projeto Arvoredo, que desenvolve ações de infraestrutura verde no Jardim das Graças II, em Colombo.

Para João Paulo Mehl, diretor do Coletivo Soylocoporti, uma das organizações envolvidas nas atividades, a presença da ministra representa o fortalecimento da atuação federal nos territórios periféricos e reafirma a importância da integração entre cultura e meio ambiente.

Do litoral à Região Metropolitana

Antes de chegar a Colombo, Margareth Menezes cumpriu agenda em Paranaguá, no litoral paranaense. A ministra visitou o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e acompanhou apresentações ligadas ao fandango caiçara, uma das manifestações culturais mais tradicionais do Paraná.

A passagem pelo litoral e pela Região Metropolitana de Curitiba revelou duas faces complementares da política cultural brasileira: a preservação da memória e do patrimônio histórico, de um lado, e a construção de novos caminhos para o futuro das comunidades, de outro.

Em Colombo, a mensagem deixada pelo evento foi clara. Diante dos desafios ambientais que se tornam cada vez mais visíveis nas cidades brasileiras, a cultura deixa de ocupar apenas os palcos e centros culturais. Ela passa a fazer parte das estratégias de transformação social, educação ambiental e fortalecimento da vida comunitária. Meio ambiente também é cultura.

Gleisi Hoffmann, Sérgio Butka e Arilson Chiorato, pré-candidatos, respectivamente, a Senadora, Deputado Estadual e Deputado Federal, com o companheiro Nelsão da Força, no CEU das Artes de Colombo

Leia também: