sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Negrinha, de Monteiro Lobato


Este conto de Monteiro Lobato, narra a vida triste de uma menina que ficou órfã aos 4 anos de idade. Ela vivia assustada. Era muito pequenina quando sua mãe, uma escrava, tapava-lhe a boca para que sua senhora não ouvisse o choro da menina.

A senhora se chamava 'Santa' Inácia. Uma mulher triste, amarga e malvada, que ficara viúva e não tinha filhos. Talvez por este motivo Dona Inácia não gostava de crianças e ficava profundamente perturbada ao ouvir uma chorar.

Quando a mãe da menina morreu, Inácia mantinha a menininha sempre ao seu lado e a pobrezinha mal podia se mexer. Dona Inácia costuma exclamar:

"— Sentadinha aí, e bico, hein?

Negrinha imobilizava-se no canto, horas e horas.

— Braços cruzados, já, diabo!"

A má senhora, D. Inácia, nunca lhe dera um carinho sequer e costumava se dirigir à menininha utilizando-se de apelidos terríveis, mas mesmo assim afirmava ter um coração caridoso, por criar a órfã. Além disso, todo os outros moradores da casa viviam batendo na criança, que tinha no corpo e na alma marcas profundas deixadas pelas agressões sofridas.

No início de uma temporada, D. Inácia recebeu em casa duas sobrinhas pequenas para passar as férias com ela. De maneira inesperada, D. Inácia deixou a pobre órfã brincar com as suas sobrinhas, e foi nessa oportunidade que Negrinha viu uma boneca pela primeira vez e que brincou com outras crianças.

A partir daí, e com o regresso das sobrinhas, Negrinha caiu numa depressão profunda. Deixando de comer e sem alegria nenhuma, permaneceu detida numa esteira até morrer. É um conto indicado para quem está precisando derramar lágrimas, ao refletir como era dura a vida do povo negro nos tempos da escravidão e como eram tratados com maldade e indiferença. Um conto realmente tocante, do genial Monteiro Lobato.


'Negrinha'

por Monteiro Lobato


Monteiro Lobato: 'Negrinha'

"Negrinha é um livro de contos ficcional escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1920. O livro era constituído na primeira edição apenas pelos contos 'Negrinha', 'Fitas da Vida', 'O drama da geada', 'O Bugio moqueado', 'O jardineiro Timóteo' e 'O colocador de pronomes'.

Muitos consideram que neste livro estão os melhores contos escritos por Lobato. Sem dúvida são os mais emotivos e que mais agradaram ao público. Alguns contos foram escritos antes de sua viagem aos Estados Unidos, outros depois do retorno.

O livro contém verdadeiras preciosidades no tratamento do idioma e os personagens são mais urbanos e mais mundanos que os dos livros anteriores. "Aqui encontramos um painel que vai da farsa à tragédia, do sarcasmo à compaixão, passando pelo drama pungente da filha de uma ex-escrava."

Clique aqui para adquirir o livro ou eBook...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.