Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

"Jardineiro da Alma", um belo texto de autoconhecimento

Linda flor amarela, em destaque, embelezando todo o canteiro de um pequeno jardim (Foto: Ronald Stresser)
Foto: Ronald Stresser


“Esta simbiose é a síntese da existência. Aprender, transformar, compartilhar e seguir...”

“Um jardineiro cuida de uma planta com extremo cuidado, como devemos cuidar de nossa alma. Poda as folhas e galhos que atrapalham o crescimento, assim como devemos abdicar de coisas e conceitos que, por obsoletos, não nos servem mais e apenas atrapalham a nossa evolução; sacia diariamente a flor com o frescor da água para que ela não seque à míngua, da mesma maneira que precisamos regar nossos gestos com amor em abundância, por ser esta a fonte e o mel da vida, sob pena de secarmos na inanição da amargura; afasta as pragas agressivas como devemos nos proteger das ervas daninhas nascidas em nossos próprios pensamentos e sentimentos nocivos; procura expor-lhe ao sol por ser essencial a luz no desenvolvimento de todas as formas de vida, assim como é indispensável iluminar as nossas próprias sombras para dissipar a névoa que impede o perfeito olhar; semeia incansavelmente o pequeno e ínfimo grão na certeza de que a magia da vida o transformará, no devido tempo, em uma vigorosa árvore, onde muitos poderão descansar à sombra e se deliciar com seus frutos. 

Mesmo diante de um cenário acinzentado, a sabedoria do jardineiro aponta que as cores vibrantes de uma única flor têm o poder de, pouco a pouco, irradiar a beleza por todo o jardim. Pequenos gestos fazem grande diferença. Perceber que nossa fortuna é tão somente as flores que plantamos no caminho para encantar a vida de quem vem atrás, é entender a milenar e sábia parábola de que conhecemos a árvore através de seus frutos.

Somos o jardineiro de nossa própria alma e a maneira como cuidamos dela alimentará, ou não, todo o universo em suas ceias espirituais.”
____
Fonte: reprodução parcial de texto originalmente publicado na internet, em http://yoskhaz.com/pt/2015/07/27/jardineiro-da-alma/, e, amplamente divulgado... (visite o site da publicação original para ler mais...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário