Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Por que imigrantes europeus tiveram sucesso e negros não?




Por que os imigrantes europeus conseguiram alcançar, de alguma forma, sucesso econômico e os negros, não?

O vídeo abaixo, compartilhado do YouTube, é o trecho de uma entrevista de Martin Luther King à NBC News em maio de 1967, 11 meses antes do seu assassinato. 

Nela, Luther King discute a nova fase da luta pelos direitos civis e descreve objetivamente os obstáculos históricos que diferenciam os negros de qualquer outro grupo étnico.

MLK obviamente se refere à condição do negro nos Estados Unidos, mas a explicação serve quase que perfeitamente também para o Brasil, onde os cidadãos brancos também ignoram as condições de "recomeço" que a população negra teve no país.

"É um escárnio cruel dizer a um homem sem ferramenta alguma que ele tem que construir tudo por si próprio. E muitos negros, milhões de negros, foram deixados sem ferramentas como resultado de todos esses anos de opressão e como resultado de uma sociedade que deliberadamente fez de sua cor um estigma, algo sem valor e degradante," explica ele, de forma bem singular.

Um dos principais pontos, portanto, além do estigma que se torna a cor da pele, é o fato de os negros terem sido libertados e largados sem nenhuma base econômica, enquanto os camponeses vindos da Europa recebiam terras para cultivar, algo que de certa forma também aconteceu no Brasil.


A entrevista completa, sem tradução, pode ser vista aqui: https://www.nbcnews.com/video/martin-luther-king-jr-speaks-with-nbc-news-11-months-before-assassination-1202163779741?v=b  - Fonte: Compartilhado do Facebook:https://www.facebook.com/incontrito/videos/1942641469143341/ - Imagem: Jean-Baptiste Debret (1768-1848), foi um dos principais pintores das condições dos escravos no Brasil Imperial, condição essa muito parecida com a dos negros norte americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário