Translate

sábado, 13 de janeiro de 2018

Pitágoras, o 1º vegetariano moderno




O primeiro vegetariano moderno proeminente foi o filósofo grego Pitágoras, que viveu no final do século VI a.C. A dieta pitagórica passou a ser sinônimo de abstenção de todos os tipos de carne. A ética pitagórica tornou-se uma moral filosófica entre 490-430 a.C., objetivando criar uma lei absoluta que incluísse as injunções de não matar "criaturas vivas", de abster-se do "grosseiro derramamento de sangue", sobretudo do sacrifício de animais, e de "nunca comer carne". do livro 'The Heretics Feast' de Colin Spencer.

Pitágoras, o antigo sábio grego que nos deu o teorema de Pitágoras, foi também o pai do vegetarianismo no ocidente. De fato, Berry explica que até o final do século XIX quem se alimentasse de uma dieta sem carne era chamado de "pitagórico". - do livro 'Famous Vegetarians' de Rynn Berry.

Citações

"Ah, que maldade introduzir carne em nossa própria carne, engordar nossos corpos glutões empanzinando-nos com outros corpos, alimentar uma criatura viva com a morte de outra! No meio de tanta riqueza como a terra, a melhor das mães, provê, nada, na verdade, te satisfaz, a não ser o comportar-se como os ciclopes, que infligem dolorosos ferimentos com seus dentes cruéis!  Não podes apaziguar o desejo faminto de teu estômago cruel e glutão exceto destruindo outras vidas." 
~descrito em Ovídio: Metamorfoses.

"Enquanto o homem continuar a destruir impiedosamente os seres vivos inferiores, não conhecerá a saúde e a paz. Pois enquanto os homens massacrarem os animais, matarão uns aos outros. Realmente, aquele que semeia morte e dor não pode colher alegria e amor." 
~atribuído por Ovídio.

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma." 
~atribuído por Ovídio 

Um poema ~atribuído por Ovídio:

"Se homens com carne mortal precisam ser alimentados, 
E mastigar com dentes sangrentos o pão que respira;
O que é isso senão devorar nossos convidados,
E barbaramente reprisar os banquetes dos ciclopes?
Enquanto a Terra não só pode satisfazer suas necessidades,
Mas, pródiga em suas provisões, sustentar a luxúria;
Um banquete sem culpa administra com gosto,
E sem sangue é pródiga em satisfazer"

____
Fonte: International Vegetarian Union

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário