Translate

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

10 dicas de como se motivar para estudar

Pixabay


"Muitos dos nossos objetivos de vida dependem de muito estudo para serem alcançados, como se formar na faculdade, fazer um mestrado e até conseguir um bom emprego.

No entanto, nem sempre é fácil manter-se focado a tal ponto de ter toda a motivação necessária, por isso é muito importante aprender a como se motivar para estudar. 

Assim, as chances de alcançar seus objetivos de forma mais eficaz aumentarão.

Existem diversas maneiras e mecanismos de como se motivar para estudar você vai precisar testá-las para descobrir qual ou quais delas vão funcionar de fato para você, então vamos lá!

1) Definindo o objetivo: Para que você se sinta de fato motivada, escolha um objetivo bem específico para o qual vai estudar. Não estude para passar em concursos, estude para “aquele” concurso que você quer muito. Não estude para entrar na faculdade, estude para “aquela” faculdade e “aquele” curso. Você vai ver que assim você terá mais motivação e o foco aumentará muito mais.

2) O ambiente faz a diferença: Agora que já definiu o seu objetivo, pense com carinho e monte o seu cantinho de estudo. Escolha um local agradável, de preferência com bastante luz natural, e o mantenha organizado e se possível até decore com elementos que te agradem, pois assim esse ambiente será atrativo para você.

3) Dividir para conquistar: Essa dica vai te ajudar a não ficar assustada ou até desencorajada com o volume de matéria a ser estudada. Vamos supor que você tenha uma apostila de 1.000 páginas para estudar, divida essa apostila em 02 ou 03 partes distintas, para diminuir o aspecto visual do volume de conteúdo e estabeleça uma meta de quantas páginas serão lidas por dia, dando um passo de cada vez. Com certeza, essa é uma das melhores conselhos de como se motivar para estudar.

4) Não pense! Estude: A vida moderna nos traz muitas preocupações e distrações, como roupa para lavar e as redes sociais, não fique pensando sobre isso e protelando os estudos. A distração é um dos principais problemas das pessoas que estão tentando descobrir como se motivar para estudar. Por isso, quando chegar o seu horário de estudar esqueça todo o resto sente com os seus materiais de estudo e siga em frente!

5) Método da recompensa: Essa é uma técnica simples, e costumamos usá-la com as crianças, mas para nós adultos também funciona muito bem. Você vai determinar um esforço e uma recompensa, por exemplo, a cada 30 minutos de estudo produtivo e contínuo você irá se permitir a assistir um episódio da sua série favorita. Mas fique muito atenta para não se sabotar!

6) Enganando o cérebro: Muitas pessoas quando possuem a necessidade de estudar, automaticamente já surge o tédio e a procrastinação. A dica aqui é tentar dar pílulas e insights diferentes e prazerosos para seu cérebro. Por exemplo, estudar não necessariamente é sinônimo de ficar horas lendo um livro. Estudar pode ser ir a uma palestra, ver vídeos explicativos grupos de estudos e muito outros.

7) Misture metodologias de estudo: Não pense que estudo de qualidade é apenas aquele que você faz em casa sozinho, principalmente porque a rotina e repetitividade podem te deixar desanimado. Busque grupos de estudo e abuse de todos os aplicativos e outros auxílios tecnológicos que trabalham a memória e absorção de conteúdos, pois quanto mais dinâmicos forem os métodos de estudo, mais motivada você irá se sentir a seguir em frente.

8) Faça da dopamina sua maior aliada: Entre as maneiras de como se motivar para estudar, essa com certeza vai funcionar, porque a dopamina é um neurotransmissor liberado após fazermos uma atividade que nos dê prazer nos proporcionando uma sensação de bem-estar e alegria. Dessa forma, se você antes de começar a estudar ouvir algumas de suas músicas favoritas, por exemplo, te dará muito mais prazer e leveza para estudar.

9) O descanso faz parte: Não adianta você entrar numa rotina muito exaustiva de estudos, porque a partir de determinado momento você não estará absorvendo mais nada das suas leituras, ficará resistente ao estudo e poderá até prejudicar a sua saúde. Então se preocupe com a quantidade e a qualidade do seu sono, pois isso é fundamental!

10) Acredite: A melhor orientação de como se motivar para estudar é acredita em si. Só você tem o poder de alcançar os seus objetivos, se você não acreditar na sua capacidade de conseguir encontrar maneiras e tempo para estudar, ninguém mais irá. Então acredite em você e mãos à obra!"

Fonte: Astrocentro - Dicas de como se motivar para estudar (O Astrocentro é um site com conteúdo sobre relacionamentos, bem-estar e esoterismo, além de oferecer consultas esotéricas online. Visite o site!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário