Translate

terça-feira, 9 de maio de 2017

Alentejo, Portugal

O Alentejo é uma região do centro-sul de Portugal. 

Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. 

Limita a norte com a Região do Centro, a este com a Espanha, a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Região de Lisboa e também com o Oceano Atlântico.


Os principais pontos turísticos são as duas cidades classificadas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade: Évora e Elvas, além do Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide, Vila Viçosa e a zona do Alentejo Litoral como Sines e Tróia. Ainda assim, por toda a região se podem encontrar inúmeros pontos de interesse histórico e cultural.

Em 2014 o Alentejo conquistou o título de "Melhor Região Vinícola a Visitar" no concurso mundial promovido pelo jornal USA Today.

No mesmo ano, as praias do Alentejo Litoral foram também destacadas pelo diário britânico "The Guardian" como as melhores da Europa.




Templo de Diana, em Évora

Em 2015, a região bateu o recorde de dormidas de turistas internacionais, recebendo mais de meio milhão de turistas estrangeiros que pernoitaram em hotéis da região, principalmente vindos de Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos, Bélgica e Brasil.

Em 2016, a atividade turística no Alentejo seguiu o balanço dos últimos sete anos e continuou a crescer no número de turistas, desta vez entre 12 a 13% comparativamente ao ano anterior, segundo dados da ERT. A nível de dormidas, foram registadas até Outubro de 2016 perto de 1,5 milhões de dormidas em unidades hoteleiras da região, havendo um aumento de turistas internacionais vindos de Alemanha e Itália além dos já mencionados em 2015.

Nos últimos tempos, o Alentejo tem ganho diversos prémios na área do turismo, tanto a nível nacional como internacional. Já ganhou por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2013) o prémio de melhor região de turismo em Portugal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário