Recurso liberado pelo Governo do Paraná será destinado exclusivamente à saúde especializada e pode ajudar a reduzir filas de espera na rede municipal
| Imagem: Prefeitura de Paranaguá |
Para quem aguarda uma consulta com especialista, um exame mais complexo, uma pequena cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a notícia pode representar um alívio. Paranaguá acaba de garantir R$ 2,5 milhões para reforçar os atendimentos de saúde no município, dentro de um pacote estadual que distribuiu R$ 202,1 milhões aos 399 municípios paranaenses.
O anúncio foi formalizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e os recursos foram transferidos em parcela única do Fundo Estadual de Saúde diretamente para o Fundo Municipal de Saúde de Paranaguá.
Segundo as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, o dinheiro deverá ser utilizado exclusivamente para fortalecer os serviços de média e alta complexidade ambulatorial, ampliando a oferta de consultas especializadas, exames e pequenas cirurgias. Os recursos não poderão ser usados para despesas administrativas, pagamento de pessoal, obras ou aquisição de equipamentos.
Os municípios têm autorização para aplicar a verba tanto na rede própria quanto por meio de prestadores credenciados ao SUS e consórcios intermunicipais de saúde.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Adriano Ramos comemorou a conquista e destacou o impacto esperado para a população.
“Mais uma conquista para Paranaguá! Ontem estive no Palácio Iguaçu para um importante anúncio do Governo do Estado. Graças a essa parceria, Paranaguá garantiu R$ 2,5 milhões para fortalecer a saúde do nosso município. Esse recurso será investido em consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias, ampliando os atendimentos do SUS e proporcionando mais agilidade e qualidade no cuidado com a nossa população.”
A fala do prefeito sintetiza a expectativa criada em torno do investimento: transformar recursos em atendimento efetivo para a população. Em cidades de médio porte, a maior dificuldade costuma estar justamente no acesso aos serviços especializados, onde se concentram boa parte das filas do sistema público.
Embora não pertença ao campo progressista, Adriano Ramos (Patriotas) vem conquistando reconhecimento entre diferentes setores da sociedade local, inclusive entre os mais vulneráveis, pela condução de sua gestão. Em Paranaguá, muitos moradores avaliam que o município vive um momento de reorganização administrativa e de retomada de investimentos em áreas consideradas estratégicas.
No caso da saúde, a expectativa agora é que o recurso seja convertido em mais consultas, exames e procedimentos realizados, reduzindo o tempo de espera dos cidadãos de Paranaguá e ampliando a capacidade de resposta da rede municipal.
Mais do que um anúncio financeiro, o repasse representa uma oportunidade concreta de melhorar a vida de quem depende exclusivamente do SUS. Para muitas famílias, significa a possibilidade de antecipar um diagnóstico, iniciar um tratamento ou finalmente realizar um procedimento aguardado há meses.
Os próximos meses deverão mostrar o impacto prático da medida. O desafio da gestão municipal será garantir que o investimento chegue rapidamente à ponta do sistema e se transforme em resultados visíveis para os Parnanguaras.
Ótima matéria, sinal que as coisas estão melhorando em Paranagua, obrigada pelo apoio, e carinho a cidade " berço do Paraná "
ResponderExcluir