segunda-feira, 22 de junho de 2026

Inverno começa com chuva no Paraná e frio ganha força na Região Sul

Frente fria mantém instabilidade em áreas do Paraná, enquanto temperaturas seguem em queda no Sul do Brasil nos próximos dias

 
Inverno começa com chuva no Paraná e frio ganha força na Região Sul. Frente fria mantém instabilidade em áreas do Paraná, enquanto temperaturas seguem em queda no Sul do Brasil nos próximos dias

O inverno chegou oficialmente ao Brasil trazendo consigo um cenário bastante familiar para quem vive na Região Sul: céu carregado, chuva em algumas áreas e uma sensação de frio que começa a se espalhar com mais intensidade.

Após a passagem de sistemas de instabilidade que provocaram chuva em parte dos três estados do Sul durante os últimos dias, a nova semana começa com temperaturas mais baixas e atenção voltada principalmente para o Paraná, onde ainda há previsão de períodos de instabilidade em algumas regiões.

No Paraná, a condição mais instável deve ocorrer entre o leste e o norte do estado. Em Curitiba e na Região Metropolitana, o cenário é típico da estação: muitas nuvens, possibilidade de chuva isolada e temperaturas amenas durante o dia, com sensação de frio mais acentuada nas primeiras horas da manhã e durante a noite.

Frio permanece no Sul

Embora os volumes de chuva diminuam gradualmente, o frio continua sendo o principal destaque da semana. Nas áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, os termômetros podem registrar temperaturas próximas dos 3°C durante as madrugadas, com possibilidade de geada em pontos isolados.

No Rio Grande do Sul, o tempo tende a ficar mais estável após a passagem das áreas de chuva, enquanto Santa Catarina alterna períodos de nebulosidade e aberturas de sol. Já no Paraná, especialmente nas regiões mais ao norte, as temperaturas máximas continuam relativamente elevadas para esta época do ano, podendo alcançar marcas próximas dos 25°C em algumas cidades.

Curitiba entra no ritmo do inverno

Na capital paranaense, a semana começa com características bastante típicas do inverno curitibano. As manhãs seguem frias, o céu permanece encoberto em diversos períodos e a sensação térmica pode ficar abaixo dos valores registrados nos termômetros devido à umidade e aos ventos ocasionais.

A expectativa é de que as temperaturas permaneçam em patamares compatíveis com a estação, sem a ocorrência de frio extremo, mas suficientes para reforçar o uso dos casacos que haviam sido deixados de lado durante os períodos mais quentes do outono.

Como fica o restante do Brasil

Enquanto o Sul convive com o avanço do ar frio, o cenário muda significativamente nas demais regiões do país.

No Sudeste, a passagem de frentes frias favorece a ocorrência de chuva principalmente em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além de contribuir para temperaturas mais amenas.

Já o Centro-Oeste deve seguir com predomínio de tempo seco e baixos volumes de chuva, característica comum desta época do ano. A umidade relativa do ar tende a cair durante as tardes, especialmente em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva continuam concentrados entre Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. No Nordeste, as precipitações seguem mais frequentes ao longo da faixa litorânea, enquanto o interior mantém predominância de tempo mais seco.

Com o inverno apenas começando, os meteorologistas acompanham a evolução das próximas massas de ar frio que devem atingir o Centro-Sul do país nas próximas semanas, mantendo a estação dentro do padrão esperado para esta época do ano.

Apoie o Sulpost via PIX: (41) 99281-4340 • WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: