quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Palavra Livre nº 332

30 de outubro de 2024 Redação - Stresser 1

 

Energia barata

Enio Verri (Itaipu Binacional) disse a Veja que a tarifa de energia da usina não terá aumento neste ano, em 2025 e 2026 e que em 2027, conforme o acordo com o Paraguai, terá uma redução de 40%. Verri disse que a produção da usina tem menor impacto com a seca em função do seu reservatório. “O convênio é um marco na história da inovação tecnológica no setor energético. Temos seis projetos que implicam no grande aumento dos parques tecnológicos. Falamos em petróleo sintético para os aviões, qualidade na produção de hidrogênio verde e outras soluções que serão divulgadas”, disse ainda sobre o convênio assinado com a Petrobras.

Direita popular

O governador Ratinho Júnior (PSD) atribuiu o resultado das urnas ao que chama de “método Paraná” da “direita popular” de bandeiras como liberdade econômica e preocupação social. “O bom desempenho não só no primeiro turno, mas agora consolidando o segundo turno, foi essa metodologia que implantamos no estado, que a gente chama internamente de ‘método Paraná’, disse Ratinho Junior a Veja.

Popular II

“É poder ter o equilíbrio dessa direita, desse movimento que criamos no Paraná, que é a direita popular, em que temos de forma muito clara a questão da liberdade econômica, da defesa da propriedade privada, dos valores mais conservadores. Mas, acima de tudo, também com o olhar social, que é muito importante, e que nós conseguimos fazer com que houvesse esse equilíbrio”, completou Ratinho Júnior.

Recados

O “direita popular” e “método/movimento Paraná” são recados do governador ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador paulista Tarcísio de |Freitas (Republicanos) em uma sintonia mais do que direta com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Leminski e Ziraldo

O poeta Leminski e o desenhista Ziraldo serão homenageados na 19ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu entre 6 a 10 de novembro na Praça das Artes (Getúlio Vargas). “A Fundação Cultural assumiu mais dois espaços culturais na Praça Getúlio Vargas, a Praça das Artes. Estamos entregando a Estação Cultural de Artes Visuais Haroldo Alvarenga, e outro espaço, antigo CAT, que também está na praça, e vai abrigar a Estação Cultural do Artesanato”, disse o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Na expectativa

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) já tem destino certo após terminar o terceiro mandato. O Plural adianta que o governador Ratinho Junior (PSD) quer tê-lo na Secretaria das Cidades. O cargo poderá ser o caminho para a disputa do Governo do Estado em 2026. A pasta vai apoiar a execução de obras de prefeitos eleitos e reeleitos. No PSD, outro nome para sucessão de Ratinho Junior é do deputado Alexandre Curi, presidente eleito do legislativo.

Assim não, né

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ofende o partido “fazendo graça” e que ele deveria focar na articulação política com o Congresso. A crítica veio após o ministro comparar o resultado do PT nas urnas à zona de rebaixamento de um campeonato de futebol ao afirmar que a sigla “não saiu do Z4” “Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, escreveu Gleisi nas redes sociais.

Lonely Planet

Curitiba foi listada pela Lonely Planet como um dos 30 melhores destinos turísticos do mundo para 2025. A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista com destaque nas soluções urbanas, qualidade de vida e sustentabilidade. A inclusão reconhece o esforço da cidade em se consolidar como um polo turístico internacional. Nos últimos anos, Curitiba investiu em iniciativas voltadas à gestão turística, com foco em inovação e inteligência, além da promoção em mercados globais.

Na Comunicação

O ex-diretor da Secretaria de Turismo e do Centro de Convenções, Washington Sena, o ex-deputado Luciano Alves (PSD) e o jornalista João Zisman são lembrados para a Comunicação Social e o Cerimonial do governo Silva e Luna (PL).

Eleição no CMPC

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural terá eleição em 22 de novembro. A comissão eleitoral é composta por José Luiz Pereira, Luiz Felipe Cavalcanti de Albuquerque, Mariana Cortez, Rafael Augusto Pradines e Roberto Vieira Virgínio. As inscrições das chapas vão até 4 de novembro.

Eleição no CMDM

Termina na quinta-feira, 31, as inscrições de entidades interessadas em integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Foz do Iguaçu e que poderão concorrer a eleição do CMDM na assembleia marcada para 19 de novembro e válida para o biênio 2024/2026.

Prorrogação

A prefeitura propôs alterações na lei que prevê a extinção da Fundação Municipal de Saúde e a criação da Autarquia Municipal, mudança que viabiliza a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Projeto enviado à Câmara Municipal prorroga o prazo de extinção por até 180 dias, estabelece um liquidante e cria a Comissão Especial de Transição. A coluna apurou que o futuro governo municipal vai avaliar ainda a proposta de federalização do hospital.

Anulação

O ministro Gilmar Mendes (STF) anulou todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu (PT). Com a decisão, na prática, Dirceu retoma seus direitos políticos e deixa de ser considerado “ficha-suja”. Na decisão, Gilmar critica a “confraria formada pelo ex-Juiz Sérgio Moro e os Procuradores de Curitiba”. Ele diz que a operação “encarava a condenação de Dirceu como objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas contra Luiz Inácio Lula da Silva”. Dirceu deve ser candidato a deputado federal por São Paulo.

Mercado de energia

O grupo Massa vai entrar no mercado de energia. A holding pretende investir R$ 500 milhões na construção de 100 usinas solares no Paraná em parceria com a startup Nextron. A intenção é inaugurar todas as usinas nos próximos 12 meses. Para isso, está estruturando um fundo de investimento. “Temos interesse em explorar o mercado de outros estados, além do Paraná”, diz Gabriel Massa, presidente da holding, na Veja.

PSDB cresceu

O deputado Beto Richa, presidente do PSDB do Paraná, aponta que o partido elegeu nove prefeitos, 15 vice-prefeitos e 130 vereadores em 75 cidades do Paraná nas eleições de outubro. O Cidadania, da federação com o PSDB, elegeu mais dois prefeitos, dois vices e 48 vereadores em 30 cidades. “Boa sorte a todos os eleitos e uma boa gestão em favor do povo paranaense. O PSDB cresceu e a esquerda encolheu. Este é o rumo certo”.

Novo Fórum

Na sexta-feira, 1º de novembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, e o secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) participam do lançamento da pedra fundamental da construção do novo Fórum de União da Vitória. “A construção do novo fórum trará modernidade e eficiência na prestação da justiça aos moradores da cidade e região”, disse Santin Roveda.

    • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.