Outra vez o Rio Grande do Sul é atingido por temporais causando enchentes que já afetam mais de 16 mil pessoas
Devido à crise climática o Rio Grande do Sul voltou a enfrentar fortes chuvas e tempestades nesta semana, agravando a situação de um estado que ainda se recupera dos temporais intensos de abril e maio. De acordo com a Defesa Civil, 52 municípios foram afetados, deixando 349 pessoas desalojadas e ate este domingo (29), 143 já haviam sido encaminhadas para acolhimento em abrigos temporários.
No total, mais de 16.166 pessoas já sentiram os impactos das enchentes. Apesar dos danos materiais, até o momento, não há registro de feridos, mortos ou desaparecidos.
O governo do estado tem intensificado suas ações de prevenção e disponibilizou um sistema de alertas meteorológicos à população. Os moradores podem se cadastrar enviando o Código de Endereço Postal (CEP) via SMS para o número 40199, recebendo uma confirmação e, a partir daí, alertas sempre que houver informações meteorológicas relevantes.
Outra forma de cadastro é pelo WhatsApp, no número (61) 2034-4611. Após enviar uma mensagem de saudação, o usuário pode compartilhar sua localização ou CEP de interesse para receber as atualizações climáticas.
As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância de a população ficar atenta aos alertas, já que o clima permanece instável na região.
Ronald Stresser, da redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário