Translate

domingo, 18 de novembro de 2018

"O Solitário": por Nietzsche, em "A Gaia Ciência"

Martin Heidegger, caminhando pela Floresta Negra

O Solitário


"Para mim é odioso seguir e também guiar.
Obedecer? Não! E tampouco — governar!

Quem não é terrível para si, a ninguém aspira terror: E somente quem aspira terror é capaz de comandar. Para mim já é odioso comandar a mim mesmo! 

Gosto, como os animais da floresta e do mar, 
De por algum tempo me perder,
De permanecer num amável recanto a cismar, 
E enfim me chamar pela distância,
Seduzindo-me para — voltar a mim."

____
Fonte: Friedrich Wilhelm Nietzsche, in A Gaia Ciência – poema 33, p. 33. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 - Imagem: Martin Heidegger caminhando pela Floresta Negra, na pequena cidade de Meßkirch [sua cidade natal], distrito de Kaden, no interior da Alemanha (domínio público)

Nenhum comentário:

Postar um comentário