Um dos maiores icebergs da história se desprendeu de plataforma na Antártida | Um iceberg de cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados, um dos maiores da história, se desprende do segmento Larsen C da Antártida
Um iceberg de cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados, um dos maiores da história, se desprendeu do segmento Larsen C (um das três da Plataforma de gelo Larsen) da Antártida, informaram nesta quarta-feira os cientistas do projeto "Midas" que vigiaram sua evolução.
Em um comunicado, os especialistas em estudos antárticos da universidade galesa de Swansea indicaram que o desprendimento ocorreu entre 10 e 12 de julho, quando o iceberg se separou do segmento Larsen C do continente branco.
O iceberg, que espera que seja denominado A68, tem cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados e pesa mais de um trilhão de toneladas, segundo Midas, que precisou que a ruptura foi detectada pelo instrumento de satélite Aqua MODIS da NASA.
O desprendimento reduziu em cerca de 12% o tamanho de Larsen C e os cientistas advertem que este fenômeno transformará para sempre a paisagem da península antártica. Ainda que pese mais de um trilhão de toneladas, o A68 já estava flutuando antes do seu desprendimento, por isso que os cientistas não preveem que ocorra um aumento imediato do nível do mar.
Fonte: Várias / Internet
Iceberg três vezes maior que a cidade de São Paulo se destacou da plataforma de gelo Larsen na #Antártica pic.twitter.com/H8TceRQIlI— RENOVA (@RenovaMidia) 12 de julho de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário