Translate

sábado, 10 de novembro de 2018

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento



Todos os anos, no dia 10 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. 

Esta data tem como objetivo lembrar a importância da ciência para a sociedade, assim como assinalar que a ciência, a paz e o desenvolvimento estão interligados.

Este dia é celebrado anualmente desde 2001 a nível mundial, com a promoção da UNESCO, sendo uma oportunidade para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor. 

Esta data é uma oportunidade para demonstrar ao público em geral a razão da ciência ser relevante para a vida diária das pessoas e para envolvê-las no debate sobre questões relacionadas com a ciência.

Neste dia são organizados vários eventos pelo mundo, como debates sobre o potencial da ciência para a sustentabilidade, e como a entrega de prémios a investigadores, professores e estudantes, pelo seu trabalho. Todos os anos é escolhido um novo tema que serve de base para a celebração.

A Recommendation on Science and Scientific Researchers (Recomendação sobre Ciência e Pesquisas Científicas), publicada em 2017 pela UNESCO, lembra os Estados e todos os atores envolvidos as condições que devem ser alcançadas para que a ciência possa ser um fator de paz e de desenvolvimento sustentável, o que inclui garantir uma formação de excelência aos pesquisadores, permitir a livre circulação do conhecimento e encorajar a cooperação internacional.

As questões de inclusão e ética também estão igualmente no cerne da Recomendação. As políticas públicas devem encorajar maior inclusão de grupos de pessoas que são atualmente minorias na comunidade científica. As mulheres, em particular, são sub-representadas nas ditas áreas de STEM – ciências, tecnologias, engenharia e matemática –, e representam apenas 30% dos pesquisadores no mundo de hoje.

Quanto às considerações éticas, elas são primordiais para tentar administrar os avanços frenéticos da ciência. Atualmente, a revolução tecnológica esta redesenhando as fronteiras do que significa ser humano. O homo sapiens, caracterizado pelas faculdades de inteligência, está no limiar de uma nova era, onde suas faculdades, agora em parte demonstradas, vão atingir capacidades até agora inimagináveis. É nossa responsabilidade assegurar que as promessas vislumbradas por meio dessa nova ordem tecnológica estejam em harmonia com os direitos universais que foram dados a nós.

Mais sobre o Dia Mundial da Ciência (em inglês): https://en.unesco.org/node/297057




Nenhum comentário:

Postar um comentário