Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

10 lições de Benjamin Franklin para você conseguir o que quiser




A face de Ben Franklin estampa a nota de 100 dólares (EUA)*
Franklin foi um homem de ação. Durante a sua vida, a curiosidade e a paixão alimentaram várias áreas do conhecimento: ele foi escritor, editor, diplomata, inventor, etc.

Benjamin Franklin deixou um grande legado aos Estados Unidos e à humanidade. Aliás, ele foi um dos fundadores da maior potência do mundo. Franklin inventou o para-raios, as lentes bifocais e foi o responsável pelo estabelecimento da primeira biblioteca pública dos Estados Unidos.

De toda esta genialidade e da vida do gênio, podemos extrair 10 lições para conseguir qualquer coisa:

1- "Bem feito é melhor do que bem dito"

Falar demasiado sobre um projeto não significa que vás realiza-lo. Deixa de lado a conversa e passa à ação! Quem só fala e nada faz perde a credibilidade. Pode parecer óbvio, mas a melhor forma para conquistares as tuas metas é começares de imediato a trabalhar nelas.

2- "Nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje"

Esta é uma das citações mais famosas de Benjamin Franklin. Com uma lista de feitos enorme, o inventor não era preguiçoso. Portanto, nada de procrastinar. Estabelece metas plausíveis e realiza-as o mais rápido possível.

3- "Se não te preparas, preparas-te para falhar"

Precisas de um plano para alcançar os teus objetivos. Não adianta sobrecarregares-te de metas se não as planeaste. Sê sistemático e realista.

4- "Quando terminares de mudar, terminaste tudo"

Não lutes contra as mudanças, elas são inevitáveis. Pensa na quantidade de coisas que já mudaram desde que nasceste. Muito mudou desde então. Pensa agora em quantos anos tem o planeta e por quantas mudanças passamos ao longo da história. Não há como lutar contra ela, a única hipótese é adaptares-te.

5- "A humanidade está dividida em 3 classes de pessoas: as que são imóveis, as que são móveis e as que se mexem"

As pessoas que se mexem são aquelas que tomam decisões e agem enquanto que os imóveis são aqueles que se sentam a coçar a cabeça e a pensar como é que os outros conseguiram ser tão bem sucedidos. A que grupo queres pertencer?

6- "Não confundas emoção com ação"

Faz com que as tuas ações tenham sentido. Não é porque agiste, que significa que trabalhaste e que fizeste algo de bom. Pensa antes de agir, e de preferência, sempre com o objetivo de ajudar os outros – e a ti também.

7- "Não tenhas medo de errar"

Permite-te errar. Se nos sentimos assustados, temos medo de tentar novas coisas e de inovar. O medo deixa-nos acomodados na nossa zona de conforto mas para atingirmos grandes feitos temos de arriscar.

8- "Está em guerra com os teus vícios, em paz com os teus vizinhos e deixa que cada novo ano te transforme em alguém melhor"

Ou seja, está sempre a crescer. Luta contra as tuas dificuldades, honra os teus amigos e verás que, a cada ano que passa, serás uma pessoa melhor.

9- "Há 3 coisas extremamente duras: o aço, o diamante e o conhecimento de nós próprios"

Compreendermo-nos a nós próprios não é fácil. É muito mais simples ter uma imagem romantizada de nós próprios ou, simplesmente vermo-nos através dos olhos dos outros. Começa a ser brutalmente honesto contigo mesmo e segue a tua jornada mas sendo compreensivo, compassivo e tolerante.

10- "A tragédia da vida é que envelhecemos muito rapidamente e tornamo-nos sábios demasiado tarde"

É provável que já tenhas pensado desta forma: “se ao menos eu soubesse disso naquela época...” Infelizmente, não podemos voltar atrás. Por isso, temos que nos enriquecer culturalmente o quanto antes e agir sempre racionalmente para não nos arrependermos depois.
____
Fonte:  Universia Portugal - Imagem: Wikimedia Commons/Autor: Governo dos Estados Unidos  (*obs.: esta é uma imagem de domínio público nos EUA e é reprodução de moeda corrente naquele país, aqui usada com caráter meramente ilustrativo - o uso fraudulento desta imagem acarretará em punição aplicável por lei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário