Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Bactéria pode tornar possível respirar em Marte





Uma bactéria marítima poderia tornar possível os humanos respirarem em marte

por Any Karolyne Galdino | engenhariae.com.br*

Se não conseguimos descobrir uma maneira de respirar em Marte, esqueça a construção de habitats marcianos, cultivo de alimentos ou escavação de túneis lá. Conseguir respirar lá é simplesmente a coisa mais importante. Com base nisso, agora podemos ter uma nova esperança na busca por um suprimento constante de oxigênio no Planeta Vermelho: cianobactérias.

Essa família de bactérias suga o dióxido de carbono e libera oxigênio em alguns dos ambientes mais inóspitos da Terra. Uma equipe de pesquisadores publicou um novo  estudo na revista Science ligando os minúsculos organismos à possibilidade de vida humana em Marte.

Lembra da fotossíntese? É como as plantas e outros organismos convertem a luz solar em energia. As cianobactérias também usam a fotossíntese para produzir energia, mas são capazes de fazê-lo em condições com muito menos luz solar do que o necessário para cultivar tomate, por exemplo. Essas cianobactérias foram descobertas nos lugares mais profundos do oceano.

Uma parte fundamental do processo de fotossíntese é a clorofila química. A maioria das plantas e organismos converte luz visível em energia usando clorofila. Os pesquisadores descobriram que as cianobactérias usam um tipo especial de clorofila, clorofila f, para converter luz infravermelha em energia. É assim que eles conseguem viver em ambientes de pouca luz.

“Este projeto redefine a energia mínima necessária à luz para impulsionar a fotossíntese”, disse Jennifer Morton, coautora do estudo, em um comunicado à imprensa. “Este tipo de fotossíntese pode estar acontecendo em seu jardim, sob uma rocha.”

“Isso pode soar como ficção científica, mas agências espaciais e empresas privadas em todo o mundo estão ativamente tentando transformar essa aspiração em realidade em um futuro não muito distante”, disse o coautor do estudo, Elmars Krausz, no comunicado à imprensa. “A fotossíntese poderia teoricamente ser aproveitada com esses tipos de organismos para criar ar para os seres humanos respirarem em Marte.”
____
Fonte: *engenhariae.com.br | Uma bactéria marítima poderia tornar possível os humanos respirarem em marte | por Any Karolyne Galdino (reprodução) - Foto: Wikimedia Commons (CC0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário