Translate

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cuidados com os filhos na Internet





Sim, eu monitoro a vida social online dos meus filhos. Fico de olho em tudo que postam, com quem fazem amizades no Facebook e o que falam dele por aí. Alguém falou um dia para mim que considerava invasão de privacidade do seu filho adolescente, o que me fez refletir sobre o assunto.

Eu quero saber quem são os pais do amigo que convidou meus filhos para um jantar. Também sempre investigo quem vai no cinema, peço que me mandem mensagens. Por que seria diferente na internet e nas redes sociais? Acho pior ainda, porque há muita gente que se esconde atrás destes perfis. Quando meus filhos postam algo duvidoso, peço que retirem e explico os motivos. Outro dia pedi que uma amiga retirasse um comentário muito terrível sobre minha filha em uma foto dela., porque achei que ela não saberia lidar com isso.

Monitoro a vida virtual deles, como monitoro e acompanho com cuidado a vida real deles. Hoje e daqui pra frente cada vez mais  vida virtual e em redes sociais é quase tão importante quanto à real. É preciso que os adolescentes saibam se comportar ali como precisam se comportar na casa de um colega, no cinema, na escola. Um post errado pode trazer muito confusão, um “amigo” no Facebook pode levar sim para caminhos obscuros.

Se nem os adultos sabem lidar com as redes sociais, imaginem os adolescentes?

Seguem dicas da ONG Internet Segura para você cuidar do seu filho na internet:

-Ensine seus filhos a confiar em seus instintos. Se algo on-line os deixa nervosos, eles devem dizer isso a você.

-Se seus filhos visitam salas de bate-papo, utilizam programas de mensagem instantânea, jogos on-line ou outras atividades na Internet que solicitam login e senhas para identificação, ajude-os a escolhê-lo e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal.

-Insista para que seus filhos nunca divulguem seu endereço, número de telefone, escola onde estudam ou qualquer outra informação pessoal.

-Ensine seus filhos a diferença do que é bom e do que é ruim na Internet e compare com situações do mundo real.

-Mostre aos seus filhos como respeitar os demais, on-line. Certifique-se de que eles saibam que as regras de bom comportamento não mudam somente porque estão em uma máquina.

-Diga aos seus filhos que eles nunca devem marcar um encontro pessoal com amigos virtuais. Explique que os amigos on-line podem não ser quem dizem que são.

- Ensine a eles que nem tudo o que lêem e vêem on-line é verdade. Estimule-os a perguntarem se não estão seguros.

- Controle a atividade on-line dos seus filhos com software de Internet avançado. A proteção infantil pode filtrar conteúdo prejudicial, supervisionar os sites que seu filho visita e averiguar o que ele faz neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário