Translate

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cecília Meireles: 'Motivo'

“Eu canto porque o instante existe  e a minha vida está completa.  Não sou alegre nem sou triste:  sou poeta.     Irmão das coisas fugidias,  não sinto gozo nem tormento.  Atravesso noites e dias  no vento.     Se desmorono ou se edifico,  se permaneço ou me desfaço,  — não sei, não sei.  Não sei se fico  ou passo.     Sei que canto. E a canção é tudo.  Tem sangue eterno a asa ritmada.  E um dia sei que estarei mudo:  — mais nada.” - Cecília Meireles

“Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

 

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

 

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei.

Não sei se fico

ou passo.

 

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada.”


Cecília Meireles , in 'Antologia Poética'


Nenhum comentário:

Postar um comentário