Translate

sábado, 24 de junho de 2017

Sankt Hans ou São João Batista | A origem norueguesa da fogueira junina

Enquanto em tempos antigos festejava-se a chegada do sol ao seu ponto mais alto, no mesmo dia hoje, a Noruega festeja o nascimento de João Batista, em uma mistura de tradições antigos com novos.

Na Noruega, a noite de São João, ou Sankt Hans em norueguês, é festejada no dia 23 de junho.

O costume é bem antigo e servia para celebrar o ponto alto do verão, até a festa ter ganho caráter religioso, em 1770. Então a igreja escolheu exatamente esse dia em memória de João Batista, para banir os velhos costumes pagãos que eram praticados na mesma data há muito tempo.

Porém, a história dessa festa não é assim tão simples, pois, hoje em dia, ainda vivem muitas das tradições antigas que eram parte das comemorações do equinócio, muito antes do Cristianismo chegar ao país.

Hans é uma forma abreviada de Johannes. Ele era parente de Jesus e filho de Santa Isabel, à qual Maria visitou para ter certeza sobre a mensagem dos anjos, que disseram que ela estaria grávida. O dia de São João é celebrado em homenagem ao nascimento de João Batista, que ocorreu seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo.




O antigo com o novo

Fogueira de São João, Brasil.
Não é por acaso que os noruegueses festejavam a homenagem ao verão exatamente no dia 23 de junho. 

Esse é o dia em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, sendo o dia mais claro e mais longo do ano; algo bem significativo quando se vive em um país com uma diferença tão grande entre o verão e o inverno. 

Fogueiras eram acesas para dar ajuda simbólica para que o sol se fortalecesse e transmitisse sua força vital. Porém, as fogueiras também tinham uma outra e, talvez, mais importante função para as pessoas, que era afastar os seres místicos, bruchas e forças do mal, naquela importante noite de verão. 

Acreditava-se que, nessa noite, tais seres vagavam ainda mais, para desejar dar as boas-vindas aos tempos mais escuros que se seguiriam. Era também naquela noite que as bruchas viajavam para Bloksberg, para se encontrarem com o diabo. Os currais, estábulos e animais eram marcados com cruzes, para serem protegidos contra as forças do mal.

As velhas tradições foram misturadas às novas, e os costumes que estão hoje ligados às celebrações do dia de São João são mais populares e pré-cristãos que religiosos. Acendem-se fogueiras e festeja-se a luminosa noite de verão, e as crianças ouvem histórias sobre espíritos malignos que ficavam à solta naquela noite, em tempos muito e muito antigos.

Acreditava-se, também, que aquela noite possuía poderes mágicos. Os solteiros colhiam sete flores de tipos diferentes, e as deixavam debaixo do travesseiro. Assim, seria possível sonhar com a pessoa com quem se casaria. Muitas tradições do dia de São João reportam-se à preservação da vida e à criação de uma nova vida. O tempo dessa noite também preconizava como seriam as condições climáticas no resto do verão. Um dia chuvoso, por exemplo, indicava que haveria um outono úmido.



Festa Junina?

Fogueira de Sankt Hans, Noruega
O mês de junho é um mês de festas no Brasil...

Mas será que há alguma ligação entre a festa junina do Brasil e a festa de São João na Noruega? 

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro, por isso a festa também recebe o nome de "festa joanina". 

Porém tanto o nome quanto a festa têm origem nos países católicos da Europa. Foram inseridos no Brasil pelos navegadores portugueses, e rapidamente misturados às tradições e costumes brasileiros. 

Como a festa norueguesa, o dia de São João no Brasil se originou nos tempos antigos do cristianismo, e também tem forte influência de festas bárbaras e pagãs. Assim como na Noruega, era comum acenderem-se fogueiras para espantar os maus espíritos.

Veja a típica fogueira de São João norueguesa, uma tradição Viking:

Nenhum comentário:

Postar um comentário