quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Ilha do Mel atrai turistas com paisagens naturais e história




Uma sugestão de viagem para os turistas é a Ilha do Mel, localizada na Baía de Paranaguá, no Paraná. O local reúne tanto paisagens naturais, comohistória. Ela é um dos lugares mais procurados no estado e é tombada como patrimônio histórico de lá desde 1982. 

Farol da Ilha do Mel/Cyrus Daldin (Wikimedia Commons)

A Ilha do Mel é uma grata surpresa no litoral do Paraná e atrai turistas de todos os lugares do mundo o ano inteiro. O verão é a estação perfeita para aproveitar as belas praias, os dias de sol e as trilhas da Ilha. 

Durante o ano todo, tanto brasileiros como estrangeiros procuram esse contato com a natureza para aproveitar as temperaturas amenas e, principalmente, sair da rotina. A rústica e exótica ilha pertence ao município de Paranaguá, sendo que 90% dela está sob proteção ambiental. Inclusive, o número de visitantes na Ilha é restrito a 5.000 pessoas por dia.

A cada ano a Ilha do Mel melhora a sua estrutura para receber os visitantes. Lá é possível encontrar pousadas e restaurantes de todos os níveis de preços. Dá para conhecer a Ilha do Mel em uma dia, ou acampar ou ficar em uma pousada dos sonhos. Só vai depender do estilo de viagem que você está procurando.

Onde ficar, o que comer e o que conhecer

Já falamos que a Ilha do Mel é dividida em duas áreas. Não existe nenhuma vantagem ou diferença específica, mas para ajudar na escolha, podemos dizer que a maioria dos atrativos estão em Brasília. Os estabelecimentos são mais distantes uns dos outros, mas você vai encontrar muitas opções boas de pousadas e restaurantes. Encantadas também possui uma ótima estrutura e as caminhadas serão menores.

Além disso, escolher entre uma ou outra não vai impedir você de conhecer os dois lados – a não ser que você esteja com pouco tempo. Existem barcos que podem levar os visitantes de um lado para o outro ou você poderá fazer uma caminhada um pouco mais pesada.

Quilômetros e quilômetros de praia fazem da Ilha do Mel um lindo atrativo turístico do Paraná. Dividida em cinco vilarejos– Fortaleza, Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas – cada pedaço da Ilha oferece uma vista especial. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Farol das Conchas, a Fortaleza e a Gruta das Encantadas, que carregam muitas histórias e belezas naturais.


O Farol das Conchas fica em Brasília e do alto do farol é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha. A paisagem vale cada um dos 144 degraus! Nesse lado da Ilha também está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela abriga muitas histórias e, atualmente, suas ruínas são incríveis estruturas, com canhões protegidos por muralhas, proporcionando uma impressionante vista para o oceano. Para chegar lá a caminhada é um pouco maior, mas também é possível alugar uma bike e fazer o trajeto pedalando – muitas pousadas oferecem esse serviço.

Já a Gruta, como o próprio nome diz, fica em Encantadas. A praia é praticamente deserta e a gruta deixa o visual ainda mais impressionante.

As praias mais famosas são a Praia Grande e a Praia do Farol. Algumas praias da Ilha do Mel são consideradas as principais do Paraná para a prática do surf. É possível alugar pranchas de surf ou stand-up paddle e até mesmo ter uma aulinha de surf por lá. Não se preocupe em levar cadeiras de praia ou guarda-sol. Você encontrará o serviço de aluguel por lá em algumas pousadas.

Por essas e tantas outras razões, ir à Ilha do Mel é uma experiência incrível e surpreendente. Não deixe de levar o celular ou uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos e as lindas paisagens!
____
Fonte: com informações de Agência Brasil e Special Paraná - Turismo Receptivo - Imagem: Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.