Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Google poderá prever morte de doentes




Cérebro médico do Google vai prever morte de doentes.

A equipe do Google está trabalhando em ferramentas de inteligência artificial para prever sintomas e doenças.

O Google está prestes a entrar na área da saúde. 

O gigante da internet criou uma ferramenta que poderá prever quanto tempo um paciente ficará hospitalizado, se há probabilidades de voltar a adoecer e até se poderá morrer a curto prazo. Em simultâneo, o Google está trabalhando em um software baseado na inteligência artificial, que podem prever sintomas e doenças com elevado nível de precisão.

Em maio, o Google divulgou o potencial do trabalho que sua equipe “Medical Brain” (cérebro médico) está  desenvolvendo num artigo publicado na revista científica Nature. Os resultados são promissores.

Uma mulher, com câncer de mama em estágio avançado, foi examinada por dois médicos num hospital e fez exames radiológicos. Os computadores tradicionais analisaram os sinais vitais e estimaram 9,3% de probabilidade de morrer durante a hospitalização.

O Google utilizou um novo tipo de algoritmo desenvolvido internamente para analisar a paciente. O software previu um risco de morte de 19,9%. Alguns dias depois, a doente morreu.

Segundo a Bloomberg, os médicos ficaram surpreendidos com a capacidade do software de inteligência artificial em analisar dados, como anotações em PDF e apontamentos em arquivos médicos antigos. A rede neural processou toda a informação e, rapidamente, emitiu as previsões.

Cerca de 80% do tempo despendido nos atuais modelos de previsão é para tornar os dados apresentáveis, é um “trabalho entediante”, diz Nigam Shah, professor associado da Universidade de Standford e um dos autores do artigo sobre a pesquisa do Google, publicado na Nature. Com o software do Google, “coloca-se tudo lá e não é preciso preocuparmo-nos” com esse trabalho, sublinhou.

O Google quer agora aplicar este sistema de previsões nas clínicas, revelou o responsável pela inteligência artificial, Jean Dean, à Bloomberg News. “Finalmente encontrou-se uma nova aplicação de inteligência artificial que tem uma promessa comercial”.
____
Fonte/Leia mais: dinheirovivo.pt | Cérebro médico do Google vai prever morte de doentes (reprodução parcial em PT-BR), informações de Bloomberg News - Imagem: PixaBay (CC0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário