Translate

domingo, 3 de setembro de 2017

O Zinco na Alimentação



O mineral zinco tem importante papel em nosso metabolismo

O mineral zinco tem importante papel em nosso metabolismo produzindo células que colaboram com a manutenção da saúde . 

O zinco estimula o sistema imunológico, cria células da pele, colabora na cicatrização de ferimentos e protege contra a perda da visão. 

A utilização de altas doses de zinco, entretanto, deprime o sistema imunológico. A dose de zinco recomendada é de 15 mg/dia. A dose deve ser aumentada para 30mg/dia para pessoas vegetarianas ou que ingerem pouca alimentação de origem animal. 

Fontes de zinco

Frutas e vegetais contem pouco zinco. A melhor fonte vegetal de zinco são os legumes (feijão, lentilhas, ervilhas), soja e grãos. A carne vermelha e a ostra cozida são as melhores fontes animais de zinco. 

Produtos muito ricos em cálcio (derivados do leite) provocam a diminuição da obsorção de cálcio e alimentos ricos em proteínas aumentam a sua absorção. 

O zinco pode levar a perda de cobre e por esta razão quando se utilizar suplemento multivitamínico deve ser sempre incluídos zinco e cobre. 

Fonte: Dr. João Roberto D. Azevedo (reprodução / internet)

Obs.: As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário