Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero |
A manifestação se iniciou nos Estados Unidos em 1990, de concretização pelo diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama. Desde então, provas, competições, desfiles e outros eventos se espalharam pelo mundo afora. As manifestações incluem a iluminação pública de prédios e monumentos do mundo, que são iluminados de rosa durante o mês dedicado a alertar sobre o câncer de mama.
No Brasil a mesma campanha começou em 2002 quando um grupo de mulheres apoiadas por uma renomada empresa de cosméticos francesa, iluminou o obelisco do Ibiraquera de rosa. O movimento ganhou corpo, atingindo as coletividades pelos meios de comunicação, televisão, rádio, panfletos distribuídos, camisetas vendidas para arrecadar fundos para tratamentos, etc.
Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em vários lugares do mundo o outubro rosa é caracterizado por monumentos da cor rosa.
Em toda parte fitas cor de rosa são distribuídas e utilizadas buscando alertar e conscientizar as mulheres para lutar contra o câncer de mama. E você, já está usando a fitinha rosa e já fez o auto exame?
Nenhum comentário:
Postar um comentário