Arilson Chiorato ganha força no segundo turno com apoio de Gleisi, Tadeu Veneri , Hermes e do Nelsão da Força Sindical
![]() |
Nelsão da Força declara apoio a Arilson Chiorato - Reprodução/Força |
“É o PT dos petistas!” A frase, dita com firmeza pelo deputado estadual Tadeu Veneri, resume o espírito que começa a tomar conta da militância petista no Paraná. A uma semana do segundo turno das eleições internas do Partido dos Trabalhadores, marcado para 27 de julho, o atual presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, recebeu dois apoios de peso que reacendem o cenário político dentro da legenda: Nelsão da Força, liderança histórica, da militância sindical no Paraná, e do deputado federal Tadeu Veneri, terceiro colocado no primeiro turno da eleição partidária.
Se o primeiro turno já mostrava Arilson e Zeca Dirceu como protagonistas da disputa estadual, o segundo turno agora ganha um novo contorno: a construção de uma frente ampla dentro do PT, unindo experiência, base popular e compromisso programático.
A voz do chão de fábrica
![]() |
Presidente Lula e Nelsão da Força, raízes na luta sindical - Reprodução/Nelsão |
Nelsão, que é conhecido em todo o estado como “Nelsão da Força”, gravou um vídeo e publicou uma nota em apoio ao seu companheiro Arilson. Nele, reforça a adesão ao projeto de Chiorato, destacando o alinhamento com o presidente Lula, com a ministra Gleisi Hoffmann e com os ideais da juventude e da classe trabalhadora:
“Arilson defendeu o presidente Lula, pensa no jovem, no estudante e no direito dos trabalhadores. Por isso, a Força Sindical... que o Nelson da Força está apoiando, é 380, companheiro Arilson,” afirmou com entusiasmo.
“Então vamos nos unir aí e em todo o nosso litoral para que juntos possamos ganhar esta nossa disputa no segundo turno, todos juntos com o Arilson e manter o PT para os petistas!”
União pela base
O apoio de Tadeu Veneri não é apenas simbólico — é programático. Com forte atuação parlamentar, Tadeu tem histórico de defesa da democracia, da base partidária e da reconstrução do PT enquanto espaço popular e combativo. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele pontua:
“Nós queremos que o resultado seja a sua eleição. Um PT unido, forte, que possa se reconstruir com base na democracia, no combate à extrema-direita e ao privatismo. Por isso que estamos juntos. É o PT dos petistas, é 380”.
Ao lado de Arilson, o parlamentar também mencionou que a aliança surge com base nas propostas defendidas durante o primeiro turno — uma convergência de compromissos para que essas bandeiras ganhem corpo na nova gestão.
Eleição decisiva
Com 94% das urnas apuradas nos 275 municípios em que houve votação, o primeiro turno confirmou a ida de Arilson Chiorato e Zeca Dirceu ao segundo turno. Foram 16.775 votos válidos, num processo que envolveu também a escolha dos presidentes municipais, nacionais e das chapas estaduais e zonais.
A nova votação acontece no domingo, 27 de julho, e promete não apenas escolher um novo (ou reconduzir o atual) presidente estadual do PT, mas também apontar o rumo que a militância deseja seguir nos próximos anos.
Enquanto Zeca Dirceu representa uma ala com trânsito forte em Brasília, Arilson ganha tração como figura de unidade, combatividade e cuidado com as bases. Sua atuação recente, por exemplo, ao lado de lideranças do partido na defesa da segurança do deputado Renato Freitas, tem sido um dos marcos de sua gestão: “Não é só sobre proteger um deputado. É sobre proteger a democracia, o direito à fala e à vida”, resumiu em reunião com o presidente da Alep, Alexandre Curi.
O que está em jogo
A disputa entre Arilson e Zeca não é apenas de cargos, mas de projeto de partido. O apoio de Nelsão e de Tadeu Veneri não apenas fortalecem o nome de Chiorato — eles sinalizam uma possível virada, impulsionada pela base sindical e pelo campo democrático popular. Com o apoio da Força Sindical, dos campos gerais, da capital e do litoral, convocado pelo Nelsão, e da ala mais crítica e programática do partido, Arilson entra no segundo turno como candidato da unidade e da resistência.
📌 Data do segundo turno: 27 de julho (domingo)
🗳️ Disputa interna: Arilson Chiorato x Zeca Dirceu
📍 Apoios recentes: Nelsão da Força e deputado estadual Tadeu Veneri
🎯 Frente comum: PT dos petistas, com foco na base, democracia e combate à extrema-direita
📩 Contato para pautas e sugestões:
- Ronald Stresser – Jornalista
📧 stresser.pt@gmail.com | 📱 WhatsApp: (41) 99281-4340
🌐 Leia mais em: sulpost.blogspot.com
✊ Sulpost – Jornalismo com coragem e propósito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário