sábado, 28 de setembro de 2024

Palavra Livre nº311

 

 

Licença

O governador Ratinho Junior (PSD) deve tirar licença e se dedicar à campanha eleitoral na reta final. Curitiba, Ponta Grossa e São José dos Pinhais são prioridades e têm a ver com o xadrez político do Paraná a partir de 2025. Ratinho Junior deve passar pelas grandes cidades que ainda não fez campanha mais direta, tipo carreatas, caminhadas, reuniões e discursos. Com informações de Karlos Kohlbach do Blog Politicamente.

Apoio total

O empresário Carlos Ratinho Massa, pai do governador, também vai se dedicar à campanha eleitoral nas grandes cidades até os últimos dias. Ratinho já gravou apoio para Tiago Amaral (PSD) em Londrina, para General Silva Luna (PL) em Foz do Iguaçu e para Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba. Ratinho pai tem agenda própria, ou seja, o filho vai para uma região e pai para outra. Em Curitiba, os dois participaram de carreata, junto com o prefeito Rafael Greca (PSD), da campanha de Eduardo Pimentel. 

Responda aí

Os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) protocolaram na ANTT um conjunto de 24 questionamentos sobre itens do edital de licitação e dos contratos dos Lotes 3 e 6 do programa de concessões de rodovias do Paraná. Os leilões estão agendados para 12 e 19 de dezembro, respectivamente. Romanelli e Chiorato apontam que os pedágios no Paraná seguirão com preços altos e pedem explicações sobre diversos aspectos do processo licitatório.

Garganta de aluguel

A paciência do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Pode) com o ex-deputado Evandro Roman (PP) chegou ao limite e ele acionou a Polícia Federal. “Ele não procurou a polícia e o Ministério Público. Ele faz atos de irresponsabilidade quando busca os canais e as redes para fazer isso. Eu estou pedindo para a PF apurar de quem ele está recebendo para fazer esse trabalho de garganta de aluguel. Não vou deixar manchar minha história na cidade por um grupo de pessoas que ele representa”.

Aqui não, irmão

Candidatos a vereador encontram dificuldades de fazer campanha na periferia de Foz do Iguaçu. Líderes dos bairros avisam que a comunidade já está fechada com certa candidatura e convidam gentilmente os candidatos a se retirar e pedir voto em outra freguesia. 

Circo de horrores

O advogado Luiz Fernando Delazari, diretor jurídico da Itaipu Binacional, escreveu um artigo (banalidade da loucura) em que aponta o circo de horrores que tomou conta das eleições e uso como exemplo a candidatura do General Silva e Luna (PL), mas o nomina textualmente. “Em Foz do Iguaçu, um dos candidatos alugou um apartamento na cidade, mesmo residindo com a família em endereço certo e sabido em Brasília, e se lançou candidato a prefeito.

Fake news

Delazari aponta ainda no artigo que Silva e Luna usa de fake news ao afirmar que acabou com a corrupção na Itaipu Binacional. “Durante sua gestão na usina, não foi instalado nenhum procedimento para apurar corrupção ou desvio de dinheiro, ninguém foi demitido por corrupção, não houve uma notícia encaminhada ao Ministério Público para ser apurada. Ao contrário, somente se identificou que durante sua gestão foram pagas verbas supostamente ilegais no valor de R$ 1,3 milhão, que eram devidos aos empregados da empresa e foram destinadas aos seus diretores”, completa.

No pé

A campanha de Airton José (PSB) se virou contra Paulo Mac Donald (PP) e em peça de campanha diz que o candidato do PP só sabe contar historinha e que sua elegibilidade ainda não está garantida. No outro flanco, roda nas redes sociais meme afirmando que a esposa e o filho do General Silva e Luna (PL) não votam em Foz do Iguaçu.

No estaleiro

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa, está hospitalizado em União da Vitória e não tem previsão de alta. “O deputado Hussein Bakri foi internado nesta quinta-feira, no Hospital Regional São Camilo de União da Vitória, com um quadro de diverticulite. Ele está recebendo a medicação e o tratamento clínico prescritos pelos médicos e ainda não tem previsão de alta”, diz nota da assessoria.

Decisão

A 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve a anulação da decisão do TCU que havia condenado o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) a ressarcir o dinheiro gasto com diárias e passagens quando era coordenador da Lava Jato. Além de Dallagnol, o TCU havia condenado o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o procurador João Vicente Beraldo Romão a devolverem R$ 2,8 milhões ao erário.

Adiado

O julgamento de recurso do senador Sérgio Moro (UB) contra decisão do STF que o tornou réu foi retirado da pauta. Em junho, os ministros da 1ª Turma aceitaram a denúncia contra o senador por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A PGR já se manifestou contra o acolhimento do recurso e disse que a denúncia oferecida está “lastreada em elementos de informação suficientes para demonstrar a prática do fato delituoso, permitindo ao réu conhecer a conduta ilícita a ele imputada, de modo a garantir o livre exercício do contraditório e da ampla defesa”. 

Máxima prioridade

O MP encaminhou ofício ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ) solicitando máxima prioridade no julgamento de recurso envolvendo a condenação de Luís Alexandre Barbosa e Sérgio Monteiro, ex-chefe de gabinete do deputado Nelson Justus (UB), no escândalo dos Diários Secretos que desvelou um esquema milionário de desvio de recursos públicos dos cofres da Assembleia Legislativa. As informações são de Karlos Kohlbach.

Observatório

O Observatório da Democracia da Unila, em parceria com o Núcleo de Direito Internacional da UERJ, vai  participar das Missões de Observação Eleitoral do TSE nas eleições de outubro focado na acessibilidade e inclusão, a iniciativa visa garantir que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto de forma plena e igualitária. Foz do Iguaçu foi selecionada como uma das cidades-chave onde as observações ocorrerão.

Pedir voto

Na reta final das eleições municipais de outubro é hora de intensificar a campanha e pedir voto, disse o deputado Zeca Dirceu (PT) durante reunião online com 100 candidatos a prefeito e vereadores das cidades paranaenses. “A 10 dias das eleições é o momento decisivo em que os eleitores prestam mais atenção nos candidatos, propostas e consolidam a intenção de voto. A principal estratégia é ampliar as visitas, as reuniões, as caminhadas e, principalmente, pedir o voto”, disse.

Redução

A taxa de desemprego recuou para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, aponta a Pnad Contínua do IBGE. É a menor taxa do período desde o início da pesquisa em 2012. No trimestre anterior, encerrado em maio, a taxa foi de 7,1%. Já no ano anterior, ou seja, o trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa ficou em 7,8%. A população desocupada está em 7,3 milhões, o menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. O contingente é 6,5% menor do que no trimestre anterior e 13,4% inferior ao ano anterior. 

Pibão

O Banco Central elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do PIB em 2024. O consumo das famílias e dos investimentos produtivos foram os principais responsáveis pela mudança no principal indicador da economia. O BC destaca que as altas no consumo das famílias, nos investimentos e nos setores mais cíclicos da economia já vinham sendo registrados nos trimestres anteriores deste ano.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.