terça-feira, 12 de agosto de 2025

Explosão deixa 15 feridos e 7 desaparecidos em fábrica de explosivos da RMC

Explosão em fábrica de Quatro Barras assusta madrugada na RMC, deixando ao menos 15 feridos e 7 desaparecidos

 
Explosão na Enaex Brasil, Quatro Barras Local da explosão: unidade da Enaex Brasil (antiga Britanite), no km 1 da BR-116, em Quatro Barras
Unidade da Enaex Brasil (antiga Britanite), no km 1 da BR-116, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba 
 

Um forte estrondo por volta das 5h50 desta terça-feira (12) abalou Quatro Barras e cidades vizinhas. Equipes de resgate trabalham no local; sete pessoas seguem desaparecidas.

O silêncio frio da madrugada foi rasgado por um estrondo ensurdecedor às primeiras horas desta terça-feira (12). Por volta das 5h50, moradores de Quatro Barras e cidades da Região Metropolitana de Curitiba — como Colombo, Piraquara e Campina Grande do Sul — relataram um ruído intenso que fez alarmes de carros dispararem, vidraças vibrarem e telhados serem danificados.

 
Explosão na Enaex Brasil, Quatro Barras (RMC)
 

Imagens registradas por câmeras de segurança residenciais mostram o momento do estouro e o impacto que percorreu ruas inteiras. Relatos iniciais indicam danos estruturais a casas, comércios e empresas na região.

Vítimas e buscas

Até a publicação desta reportagem, o Corpo de Bombeiros informou haver 15 possíveis vítimas — entre feridos e desaparecidos — e que sete pessoas continuam desaparecidas. As equipes permaneceram no local para confirmar números, fazer o resgate e garantir a segurança da operação. “Existem pessoas que estão dentro da área em que aconteceu a explosão e ainda estamos verificando as condições para fazer as ações, porque realmente o risco é muito grande”, disse a capitã Luisiana, em comunicação com as equipes de jornalistas que estão no local.

Operação coordenada

As operações de socorro foram assumidas pessoalmente pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira. No local atuam Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, equipes do Siate e do Samu. Houve relato de focos de incêndio que foram controlados rapidamente, mas a maior preocupação é o material explosivo presente na unidade, o que exige cautela redobrada nas buscas.

Local da explosão

A unidade atingida é da Enaex Brasil (antiga Britanite), situada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras — empresa chilena com atuação histórica na produção de explosivos para mineração e obras. A fábrica opera em regime de turnos 24 horas, razão pela qual havia funcionários nas instalações no momento do estouro. As informações institucionais sobre a Enaex e contatos da unidade confirmam a presença industrial no local.

O dia depois do estrondo

Ao amanhecer, o cenário era de fumaça leve, sirenes e um misto de correria e silêncio tenso. Moradores — muitos ainda assustados — contaram que correram para proteger familiares e procurar informações. “Foi como se tivesse caído uma bomba. O barulho foi tão forte que o coração disparou”, lembrou uma moradora da vizinhança. "Achei que fosse um raio", disse outra moradora em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC.

O que se sabe e o que ainda falta apurar

Até o momento não há confirmação oficial sobre as causas da explosão ou nomes das possíveis vitaminas; as equipes técnicas e periciais deverão investigar a sequência de eventos e as possíveis falhas ou provocações que levaram ao incidente. A prioridade imediata é a busca por desaparecidos e atendimento aos feridos. A área permanece isolada enquanto os profissionais trabalham para tornar o local seguro para acesso e perícia da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Atualização: Esta reportagem é dinâmica. O Sulpost seguirá acompanhando as buscas, os desdobramentos das investigações e a situação das vítimas. Atualizaremos a publicação assim que chegarem novas informações.

19h13: Há pouco a RPC - Boa Noite Paraná - liberou a lista com os nomes das vitaminas da explosão de hoje às 5h55 na Enaex Brasil, em Quatro Barras / PR

 
Camila de Almeida Pinheiro
Cleberson Arruda Correa
Eduardo Silveira de Paula
Francieli Gonçalves de Oliveira
Jéssica Aparecida Alves Pires
Márcio Nascimento de Andrade
Pablo Correa dos Santos
Roberto dos Santos Kuhnen
Simeão Pires Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.