Palestra e livro “Nicodemo” agitam o maior evento jornalístico do ano na UFPR
Velha guarda do jornalismo paranaense, Adherbal Fortes de Sá, lança "Nicodemo" - Divulgação/Sulpost |
Uma noite para entrar na história do jornalismo paranaense. Assim foi o debate "AI-5 – Ação e Transgressão", realizado nesta sexta-feira (13), no auditório do curso de Comunicação Social da UFPR, em Curitiba. O evento, considerado o mais importante do ano para os profissionais e entusiastas da área, trouxe à tona memórias dos anos de chumbo da ditadura militar e destacou a resistência de jornalistas locais frente à censura.
Com mediação do professor José Carlos Fernandes, a mesa reuniu jornalistas e acadêmicos que revisitaram o impacto do AI-5, promulgado há exatos 56 anos. As histórias de coragem e resiliência ganharam um contexto ainda mais profundo com o lançamento do livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”, do veterano Adherbal Fortes de Sá Junior. Aos 85 anos, o autor emocionou a plateia ao narrar sua jornada para registrar a luta de profissionais de redação contra a censura e o "jornalismo chapa-branca" da época.
"Esse livro é um tributo a quem não se calou, mesmo em tempos sombrios", declarou Adherbal, enquanto apresentava sua obra. Nicodemo remonta os bastidores de jornais icônicos da capital paranaense, como O Dia, Última Hora e Diário do Paraná, além de resgatar histórias pouco conhecidas da imprensa curitibana. A narrativa passeia por episódios históricos, como a famosa "Guerra do Pente", e esmiúça a relação, nem sempre transparente, entre empresas jornalísticas e os governos da época.
O evento ainda destacou a importância de debater a memória coletiva e o papel da imprensa na construção da democracia. Para muitos presentes, foi um momento único para refletir sobre o jornalismo de ontem e os desafios do presente.
Serviço:
- O quê: Debate “AI-5 – Ação e Transgressão” e lançamento do livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”
- Quando: 13 de dezembro de 2024, às 18h30.
- Onde: Auditório de Comunicação Social da UFPR (Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê, Curitiba)
- Entrada: Gratuita
- Estacionamento: Acesso pela Rua Bom Jesus e saída pela Almirante Tamandaré
Uma noite de memória, reflexão e aprendizado para marcar o Calendário Cultural 2024 de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário