Agora, contudo, as atividades do homem estão acentuando as concentrações desses gases na atmosfera, ampliando, assim, a capacidade que possuem de absorver energia. Os níveis de dióxido de carbono aumentaram em volume de 280 partes por milhão, antes da Revolução Industrial, para quase 360 atualmente.
As emissões antrópicas (causadas pelo homem) de dióxido de carbono, o gás que mais contribui para a intensificação do efeito estufa, decorrem principalmente do uso de carvão, petróleo e gás natural, assim como da destruição de florestas e outros "sumidouros" e "reservatórios" naturais que absorvem dióxido de carbono do ar.
A mudança do clima é comumente chamada de aquecimento global porque uma das conseqüências mais prováveis da existência de concentrações maiores de gases de efeito estufa na atmosfera são temperaturas médias mais altas. Mas outros efeitos poderiam ser igualmente importantes, podendo provocar novos padrões de vento, chuvas e circulação dos oceanos. Os cientistas continuam examinando provas de climas passados, bem como modelos computadorizados de circulação atmosférica e oceânica em busca de respostas mais definitivas.
____
Fonte:Ministério da Ciência e Tecnologia
Recomendado para você
Nenhum comentário:
Postar um comentário