Programa de capacitação originado na genialidade da superintendente Keli Guimarães, marca o início de um novo capítulo na história do Paraná
![]() |
Senador Flávio Arns, vice-governador Darci Piana, conselheiro Fernando Guimarães, superintendente Keli Guimarães e presidente Ivens Linhares - AEN/PR |
Em 17 de janeiro passado, Curitiba sediou um evento que está prometendo transformar o futuro do povo do Paraná. Numa solenidade lotada com autoridades e lideranças paranaenses, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) oficializaram sua parceria na área de capacitação para o lançamento do programa Prospera.
Muito mais do que um importante programa de capacitação, o Prospera é um chamado à ação. Com carga horária de 160 horas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos e lideranças sociais terão a oportunidade de se preparar para um novo modelo de gestão pública, em total alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em seu discurso, o vice-governador Darci Piana fez questão de reforçar a importância da participação de todos os municípios: "O Paraná cresce, mas queremos que cresça para todos." O conselheiro Fernando Guimarães, que na semana passada passou a presidência da Corte de Contas do Estado ao conselheiro Ivens Linhares, expressou sua confiança no engajamento das lideranças.
Mas, se há alguém que vive e respira essa missão, a pessoa é Keli Guimarães. Liderança inspiradora, focada na Agenda 2030 e nos ODS Keli é a Superintendnte do Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES). Natural de Terra Roxa, ela traz em sua essência a força de uma mulher que conhece muito bem a realidade da população do interior. Ela tem plena consciência de que o desenvolvimento do estado não se limita aos gabinetes.
O verdadeiro desenvolvimento sustentável começa quando se vai a campo, para compreender os anseios e as necessidades de cada cidadão, de cada cidadã, entender as demandas e particularidades de cada localidade, de cada prefeitura, para que assim se torne possivel ao estado poder atender a todos com excelência.
Mãe e avó, Keli construiu sua trajetória ouvindo, aprendendo e, principalmente, fazendo acontecer. Foi assim que, ainda no Legislativo, mergulhou nos ODS da ONU e percebeu que as cidades do seu estado precisavam de apoio, para poder assim transformar as metas globais em ações reais.
Em 2016, Keli criou o Paraná de Olho nos ODS, que hoje é referência nacional na implementação da Agenda 2030. Seu trabalho atravessou fronteiras, sendo reconhecido por organizações internacionais como a World Family Organization (WFO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Agora, com o Prospera, ela dá mais um passo nessa jornada. "Muitos municípios são pequenos e não conseguem avançar sozinhos. O Prospera vai dar esse suporte, permitindo que desenvolvam suas economias locais e melhorem a vida das pessoas", destacou Keli durante a cerimônia de lançamento.
Orgulho de ser paranaense
O Paraná já se destaca como um dos estados que mais crescem no Brasil, mas, como lembrou o agora presidente do TCE-PR, Ivens Linhares, esse crescimento precisa ser planejado e sustentável. O Prospera nasce justamente para garantir que nenhum município fique para trás.
Por trás dessa transformação que está a caminho, a visão estratégica e a incansável dedicação de Keli Guimarães sao indispensáveis. Seu legado já está sendo escrito, não apenas na capital, mas em cada um dos 399 municípios do Paraná, onde o Prospera dentro em breve se tornará sinônimo de oportunidades e mudanças reais para toda população paranaense.
Se existe uma palavra que define este momento, essa palavra é orgulho. Orgulho de um Paraná que pensa no futuro. Orgulho de uma mulher que transforma desafios em conquistas. Orgulho de saber que, com o Prospera, a prosperidade chegará a todos. Assim o governo Ratinho Jr., dá mais uma aula, um exemplo que nasce de uma iniciativa totalmente alinhada com os ODS e com a Agenda 2030 e que precisa ser levada para todos os municípios do nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário