Curitiba vai ter exercício da PMPR na madrugada: se possível, fique em casa
Foto: Polícia Militar do Estado do Paraná |
O treinamento vai simular ataques do tipo “novo cangaço”, crimes conhecidos pela violência e pela ousadia, que costumam atingir bancos e carros-fortes em cidades pequenas. Durante a ação, haverá movimentação de viaturas, policiais à paisana e até explosões de simulação. Tudo isso pode causar barulho e chamar a atenção, mas a polícia garante: não há motivo para preocupação.
“O nosso foco é o preparo. Esse tipo de crime exige rapidez e organização, e o apoio da população, ficando em casa, é fundamental para o sucesso do treinamento”, disse o coronel Anderson Puglia, que comanda a operação.
Por que é tão importante?
O “novo cangaço” é um tipo de crime que assusta pelo nível de planejamento. Quadrilhas armadas cercam cidades, fazem reféns e usam explosivos para atacar bancos e caixas eletrônicos. Um exemplo marcante foi o assalto em Criciúma (SC), em 2020, quando os bandidos levaram R$ 125 milhões e dominaram a cidade por horas. Recentemente a Amazon lançou uma série sobre essa modalidade criminosa, que é inspirada nos tempos de Lampião, criminoso violento e cruel que aterrorizou o nordeste brasileiro com seu bando há 90 anos atrás.
Por isso, a PM tem feito esses treinamentos em várias cidades do Paraná. Agora chegou a vez de Curitiba, com um exercício que simula situações próximas da realidade para que a polícia esteja pronta para proteger a população.
Como você pode ajudar?
Se você mora em Curitiba, o pedido da PM é simples: evite sair de casa durante a madrugada. É melhor garantir a segurança e deixar que os policiais façam o trabalho deles sem interrupções.
Mesmo que você ouça sirenes ou explosões, não se assuste. É tudo parte do exercício. A polícia agradece a compreensão e reforça que essa preparação é para o bem de todos.
No final das contas, a colaboração de quem vive aqui é essencial para que Curitiba e todo o estado do Paraná continuem sendo referência em segurança pública para todo o país. Então, se puder, siga as orientações da polícia, fique em casa e fique tranquilo.
Ronald Stresser, com informações da AEN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário