Margarita Pericás Sansone, primeira-dama de Curitiba, morre aos 79 anos
Margarita Pericás Sansone / Redes Sociais |
Faleceu nesta terça-feira (20), aos 79 anos, Margarita Pericás Sansone, primeira-dama de Curitiba. Ela estava internada no Hospital Marcelino Champagnat, tratando de um câncer, desde o início de agosto. A notícia de sua morte foi confirmada pelo prefeito, que já havia informado sobre a gravidade do estado de saúde de sua esposa nas redes sociais na última sexta-feira (16).
Casados há 46 anos, Margarita e Greca formaram um casal sempre presente em eventos públicos e nas redes sociais, onde o prefeito frequentemente fazia declarações de amor à esposa. No Dia dos Namorados deste ano, Greca compartilhou uma foto ao lado de Margarita, acompanhada de versos do poeta Pablo Neruda, expressando o amor que sentia por ela.
Margarita teve uma trajetória marcada pelo serviço público e pela dedicação à população curitibana. Economista formada pela UFPR, também estudou Arqueologia e História da Arte em Roma, e atuou como jornalista e professora de Língua e Literatura Francesa. Como primeira-dama em três gestões, ela foi responsável por importantes iniciativas sociais, fundando a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Durante sua atuação, desenvolveu programas voltados ao apoio de idosos, mulheres, crianças e populações vulneráveis.
Além de sua atuação na área social, Margarita também contribuiu para o cenário cultural da cidade, presidindo a Fundação Cultural de Curitiba e criando o Museu de Fotografia da Cidade, o segundo do tipo na América Latina. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu diversas homenagens ao longo dos anos, sendo a mais recente o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná em junho de 2023.
O velório de Margarita será realizado com uma missa de despedida às 15h no Memorial de Curitiba. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Em respeito ao legado de preocupação social da primeira-dama, o prefeito Rafael Greca pediu que, em vez de coroas de flores, sejam feitas doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou ao Disk Solidariedade.
Margarita Pericás Sansone deixa um legado de amor e dedicação à cidade de Curitiba e continuará viva na memória dos curitibanos e de todos que tiveram o privilégio de conhecer seu trabalho. Descanse em paz Margarita, minha boa amiga de quem sentirei saudades.
Este blog é um veículo de mídia independente, as notícias aqui postadas podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o endereço do site: Sulpost, e, para continuarmos com nosso trabalho, sua contribuição é essencial. A contribuição pode ser de qualquer valor é sempre muito bem-vinda.
Nossa chave PIX é: stressermd@gmail.com (Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)
Nenhum comentário:
Postar um comentário