Translate

sábado, 17 de abril de 2021

Machado de Assis: 'Flor da Mocidade'

"Eu conheço a mais bela flor;  És tu, rosa da mocidade,  Nascida, aberta para o amor.  Eu conheço a mais bela flor.  Tem do céu a serena cor,  E o perfume da virgindade.  Eu conheço a mais bela flor,  És tu, rosa da mocidade.    Vive às vezes na solidão,  Como filha da brisa agreste.  Teme acaso indiscreta mão;  Vive às vezes na solidão.  Poupa a raiva do furacão  Suas folhas de azul-celeste.  Vive às vezes na solidão,  Como filha da brisa agreste.    Colhe-se antes que venha o mal,  Colhe-se antes que chegue o inverno;  Que a flor morta já nada vale.  Colhe-se antes que venha o mal.  Quando a terra é mais jovial  Todo o bem nos parece eterno.  Colhe-se antes que venha o mal,  Colhe-se antes que chegue o inverno." - Machado de Assis: 'Flor da Mocidade', em 'Falenas' (1870)
Poesia de Machado de Assis - Imagem: SULPOST


"Eu conheço a mais bela flor;

És tu, rosa da mocidade,

Nascida, aberta para o amor.

Eu conheço a mais bela flor.

Tem do céu a serena cor,

E o perfume da virgindade.

Eu conheço a mais bela flor,

És tu, rosa da mocidade.


Vive às vezes na solidão,

Como filha da brisa agreste.

Teme acaso indiscreta mão;

Vive às vezes na solidão.

Poupa a raiva do furacão

Suas folhas de azul-celeste.

Vive às vezes na solidão,

Como filha da brisa agreste.


Colhe-se antes que venha o mal,

Colhe-se antes que chegue o inverno;

Que a flor morta já nada vale.

Colhe-se antes que venha o mal.

Quando a terra é mais jovial

Todo o bem nos parece eterno.

Colhe-se antes que venha o mal,

Colhe-se antes que chegue o inverno."


Machado de Assis, em 'Falenas' (1870)


Nenhum comentário:

Postar um comentário