domingo, 27 de maio de 2018

Existem estatais nos EUA?


Trem da estatal Amtrak, dos EUA. (Foto: Wikimedia Commons)

A discussão é grande e pela desinformação a dúvida paira no ar, lançando trevas sobre a verdade. Muita gente proclama que nos Estados Unidos tudo é privatizado, que não há empresas estatais.  Em tempos de fake news é bom sempre checar os fatos para lançar luz sobre as trevas, fazendo prevalecer os fatos, a verdade. 

Elucidativo é um texto publicado por um professor da UFRGS, há uns 2 anos, pois tem os links das estatais norte americanas pra gente checar. Nós começaríamos pela NASA, que não faz parte lista abaixo, porque é uma companhia estatal de defesa, e existem várias delas, como também as Agências Independentes do Governo dos Estados Unidos...

...vamos então levar uma luz neste assunto.

Primeiro, sendo os Estados Unidos um país com uma federação forte, praticamente as obras feitas pelo governo federal são poucas, ficando assuntos executivos reservados aos estados e municípios.

Segundo, mesmo os USA sendo uma federação forte o governo federal tem suas estatais, e não são pequenas, são imensas, logo vamos citar algumas mostrando que a intervenção no mercado do governo é forte e vigorosa.

AMTRAK – Em vários filmes norte-americanos aparecem pessoas tomando os trens desta companhia, mas ninguém sabe que ela é uma estatal e o que seria um crime no Brasil uma estatal deficitária. 

Esta estatal foi criada em 1971 para operar o transporte de passageiros por trem e possui atualmente 34.200km de via férrea própria, opera 300 trens por dia e transporta anualmente 31,2 milhões de passageiros por ano (2012).

Foi criada porque as empresas privadas não queriam transportar mais passageiros por ser deficitário, mas diferentemente que no Brasil, o governo Nixon criou a empresa que continua a ser subsidiada até hoje.

Export–Import Bank of the United States - Banco (ou agência) com objetivo de subsidiar exportações Norte-Americanas, inclusive com linhas especiais de crédito para pequenas empresas. 

Ou seja, enquanto aqui os direitistas recriminam o financiamento a exportação do BNDES lá eles tem até banco para isto.

Farm Credit System – Não é somente um banco que subsidia a agricultura nos Estados Unidos, é todo um sistema de crédito que financia 191 BILHÕES de dólares por ano neste sistema (tem outros). 

De novo, enquanto querem privatizar o BB para acabar com o crédito agrícola, nos USA eles tem vários sistemas que fazem isto com dinheiro do governo.

Tennessee Valley Authority – Uma das maiores geradoras e distribuidoras de energia elétrica dos Estados Unidos, gera anualmente 35.000 MW/ano (sexto lugar), se somássemos mais a energia gerada pelo U.S. Army Corps of Engineers (21.900MW/ano) e U.S. Bureau of Reclamation (15.000MW/ano), o governo federal norte-americano seria o maior gerador de energia do pais, ficando bem acima do maior grupo privado a Duke Energy (57.000 mW/ano). 

Além de hidrelétricas a TVA possui geração a carvão, gás e eólicas.

Estão citadas aqui somente algumas das maiores empresas estatais Federais Norte-americanas, porém existem empresas estatais Estaduais e Municipais, um exemplo das Estatais Estaduais é a (ferroviária) Alaska Railroad.

O que se vê claramente que toda aquela história dos Estados Unidos não ter empresas públicas é uma grande mentira, pois além destas outras há as que são análogas as empresas de Economia Mista no Brasil, com ações na bolsa e tudo mais.

☞ Veja a lista com as estatais dos Estados Unidos (Wikipédia)...
____
Fonte: Com informações de Blog Novaresidencia | As empresas estatais americanas existentes e desconhecidas pelos brasileiros (Reprodução - Autor: Rogério Maestri) - Imagem: Wikimedia Commons


ATUALIZAÇÕES:


Um comentário:

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.