Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Gosto artístico duvidoso...




Exemplo de 'arte', que além de ser de gosto duvidoso
também causa revolta, pois desrespeita o sagrado.
Pior que se vê que tem gente que gosta, de arte grotesca, brega, degenerada, pornográfica, etc.. pena que a palavra "arte"também sirva para designar criações de extremo mau gosto.

'Um cavalo correndo livre pelos prados é um exemplo de belo natural, estimado por Kant, que também admitia como arte a jardinagem, que depende de um manejo mais ou menos racional da paisagem natural. Certamente, não admitiria um quadro representando um potrinho com mais de quatro patas e muito menos uma criatura presumivelmente humana que nascesse deformada. Ora, no mundo há tais coisas esquisitas, ao contrário do que disse Immanuel Kant sobre as imagens indianas pense-se na deusa de seis braços, ou em um Buda com tromba de elefante.

Sim, poderia retrucar Kant, mas não interessam à arte. Ora, esse interesse seletivo é de ordem moral e não, puramente estético o juízo estético será, aliás, na terceira crítica, desvinculado do interesse de modo que o bom gosto, oriundo do senso comum, não é apenas um critério de apreciação das artes e de valoração das emoções, pois atua previamente ao selecionar aquilo que, na pintura, por exemplo, seria o pitoresco, o que merece ser pintado.

O peladão do MAM, interagindo com crianças
O gosto não é privado, como quer crer o senso comum; não é verdade que cada um tenha um; trata-se, antes, segundo Gadamer, de um fenômeno social de primeira categoria. A novidade em Kant quanto a este aparente truísmo é que sua sociedade burguesa pretendia associar a boa sociedade ao bom gosto, pois, recordemos na história da filosofia que a ética da mesotes, que Aristóteles criou é, num sentido abrangente, uma ética do bom gosto, pois, no âmbito das belas artes, prevalece a superioridade do gênio sobre toda estética da regra.'

Ou seja.. tem gosto pra tudo.. rs.. particularmente não gosto nada de intervenções que possam traumatizar crianças ou que desrespeitem a fé alheia. Sim, arte tem que ter provocação, mas não ser apenas mera provocação, que não tem nada a ver com arte. Tem gente que curte ver coisas do tipo peladões interagindo com crianças ou símbolos religiosos sendo profanados, tem gente que não. Quem será que tem gosto discutível, duvidoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário