Paraná faz história no Egito e se torna primeiro Hub Local2030 do planeta
Keli Guimarães durante os trabalhos do Fórum Urbano Mundial, no Egito - Foto: Casa Civil |
No cenário grandioso do Fórum Urbano Mundial no Cairo, Egito, o Paraná destacou-se internacionalmente ao se tornar o primeiro Hub Local2030 do mundo. O reconhecimento mundial recebido pelo estado reflete o empenho do governo na promoção de políticas sustentáveis, colocando o Paraná na vanguarda global da implementação da Agenda 2030 da ONU. A conquista foi formalizada com a assinatura de Keli Guimarães, superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social do estado, que representou o governador no evento.
Durante o Fórum, a comitiva paranaense liderada por Keli apresentou o “Projeto Mandala”, uma iniciativa da Casa Civil idealizada para integrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas internas do governo. Além disso, durante o evento foram destacadas diversas frentes em que o Paraná já atua, como a Abordagem Territorial da OCDE, onde o estado figura como único representante brasileiro, reforçando sua influência como modelo de inovação no cenário internacional.
A importância do Paraná em fóruns globais é uma tradição que vem desde os temos do governo Bento Munhoz da Rocha, e mais uma vez ficou em evidência nas várias sessões e encontros, onde integrantes da comitiva trocaram experiências e estabeleceram laços com outros países e regiões. No painel “Da ação local ao impacto global”, por exemplo, o estado mostrou como a prática de ações concretas em sustentabilidade pode trazer melhorias reais para o cotidiano da população, impactando desde habitação até mudanças climáticas.
Além de Keli, a comitiva paranaense foi composta por membros da Casa Civil, do Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A comitiva paranaense contribuiu muito com o Fórum, ampliando e fortalecendo a visão global de que o desenvolvimento sustentável requer uma colaboração síncrona, conjunta, formada tanto pelas entidades públicas quanto pelo setor privado.
Para a chefe da comitiva paranaense, o reconhecimento do estado, como Hub Local2030, é só o começo: “Estamos prontos para compartilhar nossa jornada com o mundo, mostrando que políticas públicas consistentes e uma gestão comprometida podem transformar realidades e inspirar ações globais”, conclui Keli.
A consagração no Fórum Urbano Mundial marca um novo capítulo para o estado, consolidando-o como referência mundial em desenvolvimento sustentável, e, contribuindo de forma efetiva, no combate às mudanças climáticas que ameaçam o futuro do planeta.
Ronald Stresser, da redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário