Eleições 2024: Requião propõe frota pública inteligente para reduzir tarifa de ônibus
Roberto Requião (Mobiliza 33), candidato à Prefeitura de Curitiba, tem intensificado suas ações de campanha com uma proposta ambiciosa para o transporte coletivo da capital paranaense. Em recentes entrevistas e caminhadas pelo centro da cidade, ele tem falado sobre seu plano de reformular o sistema, com o objetivo de tornar a tarifa mais acessível e eficiente. A criação de uma frota pública de ônibus é a principal aposta de Requião para reduzir imediatamente o preço da passagem, que ele considera um dos principais entraves para a mobilidade urbana de Curitiba.
Durante uma caminhada pela Rua XV de Novembro, Requião conversou com comerciantes sobre seu projeto e reafirmou seu compromisso de cortar os custos que ele considera desnecessários no sistema atual. "Crio a frota pública e estabeleço o pagamento por quilômetro rodado. Eu reduzo imediatamente o preço da passagem", declarou.
Ele comparou o cenário atual com o de sua gestão anterior como governador, quando Curitiba era referência mundial em transporte coletivo e oferecia o serviço de forma mais barata e eficaz. Após reajustes praticados em 12 capitais entre os meses de novembro de 2023 e janeiro deste ano, Curitiba, passou a ter a tarifa mais cara do país, ao lado de Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), ao preço de R$ 6,00 a passagem.
Revisão dos contratos e combate ao "excesso de cobranças"
Em entrevista à rádio Jovem Pan Curitiba, Requião foi questionado sobre os detalhes da sua proposta e sobre como pretende implementá-la. Ele explicou que a primeira medida seria rever os contratos atuais das concessionárias, que, segundo ele, incluem cobranças indevidas que oneram os cofres públicos e a população. Um exemplo citado foi o valor superfaturado de pneus na planilha de custos, algo que ele comparou a um escândalo de anos atrás.
Requião também destacou que o atual modelo de concessão beneficia as empresas de transporte com a depreciação dos ônibus, cobrando duas vezes pela manutenção dos veículos. "Com a frota pública, acaba a depreciação em favor do empresário", argumentou. Ele lembrou ainda que em sua administração passada, ao revisar esses contratos, conseguiu reduzir significativamente o preço da passagem de ônibus em Curitiba.
Plano progressivo para modernizar o sistema
A proposta de Requião é implementar essa frota pública de maneira gradual, substituindo a frota privada à medida que os contratos de concessão forem vencendo. Ele garantiu que os contratos vigentes, que expiram em meados do próximo ano, serão anulados caso haja ilegalidades, assim como fez no passado, com apoio jurídico. O raciocínio de Requião segue uma tendência mundial que tem registrado a reestatização de serviços essenciais, como no caso do transporte coletivo. Inclusive vale lembrar que uma das maiores estatais do mundo é justamente uma empresa de transporte, é a Amtrack, estatal federal de transporte ferroviário de passageiros dos Estados Unidos.
Críticas à "Tarifa Zero" proposta por Ducci e Goura
Enquanto Requião busca uma solução estruturada e progressiva, seu principal concorrente, Luciano Ducci (PSB), defende a implantação da “Tarifa Zero”, que teria apoio direto do presidente Lula. Segundo Requião, essa proposta é uma utopia e dificilmente viável. Ele argumenta que, embora a ideia de transporte gratuito seja atraente, faltam recursos para sustentar o modelo em longo prazo sem comprometer outras áreas essenciais, como saúde e educação.
Para Requião, a “Tarifa Zero” esbarra no alto custo de manutenção do sistema e na ausência de fontes de financiamento claras. Ele afirma que Ducci ainda não explicou de forma convincente como arcará com os bilhões necessários para cobrir a operação do transporte público sem repassar a conta para os contribuintes, por meio de aumentos de impostos ou cortes em outros serviços essenciais. "Não adianta prometer algo que, no final, será um fardo maior para a população", criticou.
Política "pés no chão"
Requião, com sua experiência e histórico, aposta em um modelo realista, com frota pública e revisão de contratos, que visa melhorar a qualidade do transporte coletivo e reduzir a tarifa de maneira sustentável. Para ele, o transporte de Curitiba não pode ser utilizado como ferramenta de propaganda, mas sim como um serviço essencial que precisa ser gerido com responsabilidade, sem promessas ilusórias como a "Tarifa Zero". A proposta de Requião, apesar de não ser imediatista como a de seus concorrentes, soa mais sólida para os eleitores que esperam mudanças concretas no sistema que já foi um modelo mundial, mas que hoje carece de eficiência e acessibilidade. Assista abaixo a entrevista de Requião à Rádio Jovem Pan de Curitiba.
Ronald Stresser, da redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário