Jornalistas denunciam promessas não cumpridas por campanhas políticas
Em Curitiba, crescem as queixas de distratos comerciais envolvendo campanhas políticas. Jornalistas têm relatado casos em que assessores ou candidatos contratam serviços de mídia e não honram os compromissos financeiros.
Para os profissionais da informação, que valorizam a palavra dada como algo sagrado, esse tipo de comportamento é inaceitável. Fazer isso com os jornalistas, que é uma carreira difícil e, infelizmente, muito mal remunerada aqui no Brasil, é coisa de gente tratante.
Aliás, a palavra "tratante" resume bem o que pensamos sobre quem age dessa forma. Derivada do latim "tractante", ela se refere àqueles que, de maneira ardilosa ou desonesta, não cumprem o que prometem. São sinônimos de velhaco, patife, burlão, e tantas outras denominações que descrevem alguém que procede de má-fé. O pior político é o tratante, pois ele não cumpre com as suas promessas.
Este comportamento, infelizmente, tem se tornado frequente entre políticos, tanto os mais antigos quanto os novos, que contratam serviços intelectuais ou braçais e depois não pagam. Numa era em que o jornalismo volta a ser um poder moderador, essa prática é uma afronta ao trabalho sério e ético da imprensa.
O valor do jornalismo e a importância do apoio público
No conceito de "quarto poder", o papel da imprensa vai além da cobertura de fatos: ela atua como guardiã dos interesses públicos, fiscalizando abusos de poder e exigindo transparência dos governantes. Para cumprir essa missão, é imprescindível que a imprensa se mantenha independente de pressões políticas e econômicas, garantindo uma cobertura objetiva e crítica que permita à sociedade se informar adequadamente.
Entretanto, essa independência tem um custo. Jornalistas, especialmente os que atuam em veículos independentes, precisam ser bem remunerados. Eles dependem do apoio direto dos leitores para manterem sua integridade e objetividade, sem ceder a interesses do mercado. Doações e contribuições financeiras são fundamentais para garantir a continuidade de um jornalismo ético e comprometido com a verdade. Para contribuir com o Blog Sulpost use a chave pix: sulpost@outlook.com.br (Stresser Mídias Digitais).
Ronald Stresser, da redação.
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