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sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Ponte de Guaratuba: a revolução da mobilidade no Litoral

Os avanços que chegam com a construção da Ponte de Guaratuba prometem revolucionar a mobilidade no Litoral do Paraná

  
Obras chegam a 14,24% de execução - Roberto Dziura Jr/AEN

 

A construção da Ponte de Guaratuba, uma das mais aguardadas obras do Litoral do Paraná, avança com significativos progressos. Até julho, a obra alcançou 14,24% de execução, com um investimento de R$ 55 milhões. Administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a empreitada já concluiu 14 das 64 estacas planejadas e iniciou a montagem das travessas que suportarão as vigas da ponte.

Com 1.244 metros de extensão, a ponte será uma estrutura moderna, incluindo quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Os acessos terão um total de 1.826 metros, divididos entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além de vias locais e conexão com a Estrada de Cabaraquara.

Atualmente, a travessia da Baía de Guaratuba é feita por ferry-boat, um método que frequentemente enfrenta desafios de capacidade e tempo de espera. A nova ponte eliminará a necessidade da travessia com o uso das balsas, oferecendo uma solução permanente e eficiente para a mobilidade regional. Este avanço promete não apenas facilitar o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração das comunidades do Litoral do Paraná.

Além das atividades de construção, o projeto inclui a execução de programas ambientais, como o monitoramento da flora e fauna locais. Recentemente, a instalação de uma grua de 50 metros de comprimento por 28 metros de altura, com capacidade para carregar até 20 toneladas, foi concluída no canteiro de obras, evidenciando o avanço contínuo e a magnitude da empreitada. A conclusão da Ponte de Guaratuba está prevista para transformar significativamente a mobilidade na região, substituindo o transporte por ferry-boat e melhorando a infraestrutura local.

 

Ronald Stresser, com informações da AEN.

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