segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Alberto Caeiro: Os poetas místicos são filósofos...

"Os poetas místicos são filósofos doentes,   E os filósofos são homens doidos.   Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem   E dizem que as pedras têm alma   E que os rios têm êxtases ao luar.     Mas as flores, se sentissem, não eram flores,   Eram gente;   E se as pedras tivessem alma, eram coisas vivas, não eram pedras;   E se os rios tivessem êxtases ao luar,   Os rios seriam homens doentes."  Alberto Caeiro

"Os poetas místicos são filósofos doentes, 

E os filósofos são homens doidos. 

Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem 

E dizem que as pedras têm alma 

E que os rios têm êxtases ao luar. 


Mas as flores, se sentissem, não eram flores, 

Eram gente; 

E se as pedras tivessem alma, eram coisas vivas, não eram pedras; 

E se os rios tivessem êxtases ao luar, 

Os rios seriam homens doentes."

Alberto Caeiro

Alberto Caeiro, é considerado o mestre de todos os heterônimos do célebre poeta e filósofo português Fernando Pessoa. Segundo o seu criador "Nasceu em Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida no campo. Não teve profissão, nem educação quase alguma, só instrução primária; morreram-lhe cedo o pai e a mãe, e deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos. Vivia com uma tia velha, tia avó..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.