Translate

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Katia, Irma e José: É normal três furacões ao mesmo tempo?



KatiaIrma e José: É normal haver três furacões ativos no Atlântico ao mesmo tempo?
via BBC Brasil

Enquanto o Irma segue seu caminho rumo à porção continental da Flórida, meteorologistas acompanham a evolução de outros dois furacões no Atlântico. 

Um deles é José que, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), alcançou na manhã de sexta-feira a categoria 4 (numa escala que vai até 5), tornando-se "extremamente perigoso".

Com ventos de até 240 km/h, José acendeu o alerta nas ilhas que foram fortemente afetadas pelo Irma: Antígua, Barbuda, St Martin, St Barts e Anguilla. No oeste de Irma, nas águas do Golfo do México, o furacão Katia ganha força e já é classificado como categoria 2.

A proximidade de Katia levou as autoridades do Estado de Veracruz a alertar a população. O furacão atingiu o leste do país na noite da última sexta-feira. Tudo isso acontece menos de duas semanas depois que o furacão Harvey, de categoria 4, tocou os Estados Unidos, causando mortes e prejuízos materiais no Estado do Texas.

A temporada de furacões este ano está sendo muito ativa e danosa, como a de 2005, quando as tempestades Katrina e Wilma deixaram um rastro de destruição por onde passaram, um dos maiores da história. Especialistas vêm se questionando, contudo, se é normal a frequência com que o furacões vêm ocorrendo neste ano. Leia mais...





Nenhum comentário:

Postar um comentário