segunda-feira, 7 de outubro de 2024

PT não vence em nenhum município da RMC

PT não vence em nenhum município da RMC - PSB conquista três prefeituras

 

 

No último domingo (6), as eleições municipais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) resultaram na eleição ou reeleição de 28 prefeitos. A disputa movimentou a região, com destaque para a capital paranaense, onde Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) avançaram para o segundo turno, que será realizado no dia 27 de outubro. 

Em meio aos resultados, chama atenção o fato de que o Partido dos Trabalhadores (PT) não venceu em nenhuma das cidades da RMC. Por outro lado, o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, saiu vitorioso em três municípios importantes: Campina Grande do Sul, Itaperuçu e Rio Branco do Sul.

Em Campina Grande do Sul, o PSB foi vitorioso com Luiz Assunção, que obteve 61,39% dos votos válidos. Ele superou os candidatos Serginho (PL) e Cristiano Correa da Rádio (Cidadania), garantindo o controle de um município estratégico da região.

O PSB também venceu em Itaperuçu, com a eleição de Macadame, que obteve 46,06% dos votos válidos. A vitória veio em uma disputa acirrada com Helio Guimaraes (PSD), que ficou com 40,09%.

Em Rio Branco do Sul, Karime Fayad, também do PSB, foi reeleita com 50,35% dos votos. Ela superou Nenéu Artigas (União), consolidando o PSB como uma força política crescente na região.

Ausência de vitórias do PT

O resultado geral das eleições na RMC revela uma clara rejeição ao PT, que não conseguiu vencer em nenhuma cidade da região. Em municípios como Colombo e São José dos Pinhais, onde os petistas tentaram avançar, seus candidatos ficaram longe de alcançar a vitória. Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, Dra. Deborah Zanchi (PT) obteve apenas 4,31% dos votos, enquanto em Doutor Ulysses, Elias Rodrigues (PT) obteve apenas 43 votos, 0,93%

O desempenho fraco do PT nessas eleições destaca a dificuldade do partido em retomar o protagonismo na RMC, enquanto o PSB, impulsionado pela presença de Geraldo Alckmin - que tem um perfil conservador - na vice-presidência, conseguiu expandir sua influência na região e deixou Luciano Ducci (PSB) na terceira colocação, com 19,44% dos votos.

Os resultados mostram que o PSD, partido do governador Ratinho Jr. consolidou sua presença em grandes cidades da região, garantindo um cenário de continuidade em várias administrações municipais e a manutenção da base eleitoral do líder do executivo estadual.

Expectativas para Curitiba

Agora, as atenções se voltam para Curitiba, onde Eduardo Pimentel e Cristina Graeml irão disputar o segundo turno. A disputa promete ser intensa, já que ambos os candidatos possuem forte apoio popular e representam visões políticas distintas para o futuro da capital paranaense.

O desfecho dessa eleição pode influenciar o cenário político em toda a Região Metropolitana de Curitiba, especialmente considerando o crescimento inesperado de Graeml às vésperas da eleição. O cenário mostra que o bolsonarismo se consolidou, tanto em Curitiba quanto em praticamente toda região. A expectativa agora gira em torno dos apoios, e o partido de Alckmin, PSB, pode ser o fiel da balança.

Se Cristina Graeml vencer será o fim da dinatia Greca/Ratinho Jr. em Curitiba. Ela já disse que não quer apoio da esquerda e que conta com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua campanha ela foca em temas caros ao conservadorismo, como críticas ao Supremo Tribunal Federal e alinhamento com lideranças bolsonaristas como Nikolas Ferreira e Pablo Marçal.

A seguir, a lista dos prefeitos eleitos na RMC, por partido, com porcentagem de votação:

Partido Social Democrático (PSD)

- Adrianópolis: Vandir Veterinario – 68,20%
- Colombo: Helder Lazarotto – 73,45%
- Campo Largo: Mauricio Rivabem – 42,82%
- Campina Grande do Sul: Luiz Assunção – 61,39%
- Fazenda Rio Grande: Marco Marcondes – 79,85%
- Lapa: Diego Ribas – 61,78%
- Piraquara: Marquinhos – 64,32%
- Quatro Barras: Loreno Tolardo – 57,20%
- São José dos Pinhais: Nina Singer – 54,89%
- Bocaiúva do Sul: João Maracana – 45,27%

Partido Progressista (PP)

- Quitandinha: Zé Quirera – 49,69%
- Campo Magro: Bozinha – 37,57%
- Rio Negro: Alessandro – 45,74%
- Tijucas do Sul: Gringo – 53,34%
- Tunas do Paraná: Marco Baldão – 61,39%
- Mandirituba: Felipe Machado – 67,33%
- Piên: Maicon Tiguera – 57,28%

Partido Liberal (PL)

- Agudos do Sul: Genezio Ferreira – 46,26%
- Araucária: Dr. Gustavo – 35,74%
- Balsa Nova: Clevinho Poletto – 53,12%
- Contenda: Mostarda – 33,48%
- Doutor Ulysses: Juninho da Saúde – 60,91%

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

- Curitiba: Eduardo Pimentel – 33,51%
- Itaperuçu: Macadame – 46,06%
- Rio Branco do Sul: Karime Fayad – 50,35%

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

- Almirante Tamandaré: Daniel Lovato – 60,89%

União Brasil (UNIÃO)

- Campo do Tenente: Weverton Vizentin – 64,97%


Ronald Stresser, de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.