Translate

domingo, 11 de novembro de 2018

Dia do Armistício de Compiègne e final da 1ª Guerra Mundial



Junto ao vagão, após a assinatura do armistício:
 em primeiro plano, o marechal Ferdinand Foch,
ladeado pelos almirantes britânicos Hope
e Rosslyn Wemyss (11 de novembro de 1918)
O Armistício de Compiègne, foi um armistício assinado em 11 de novembro de 1918 entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial.

Um ano depois foi realizado o Tratado de Versalhes (1919), que foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias, encerrando oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914, durando até 11 de novembro de 1918.

A partilha da África e Ásia, nacionalismos, concorrência econômica, corrida armamentista. Principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial: - A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias.

O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassino foi um estudante nacionalista sérvio.

O conflito, que custou a vida a 10 milhões de pessoas, entre 1914-1918, terminou a bordo de um comboio. Na floresta de Compiègne, em França, alemães e aliados assinarem o Armistício, às 11 horas dos dia 11 do mês 11 de 1918.

Principais Consequências da Primeira Guerra Mundial:

- Durante a Primeira Guerra Mundial morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.

- Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.

- Desintegração dos impérios Otomano e Austro-Húngaro.

- Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial.

- Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.

- Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha.

- Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares.

- Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira.

- Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário