Translate

quarta-feira, 28 de março de 2018

Veículos Autônomos do Uber são proibidos no Arizona



O estado norte-americano do Arizona proibiu os veículos autônomos do Uber, depois do acidente que recentemente vitimou uma pedestre. Eles não são mais bem-vindos no Arizona. De acordo com o governador do estado, Doug Ducey.

Por volta das dez da noite de 18 de março, um dos veículos autônomos do aplicativo Uber, um carro, atingiu uma mulher que atravessava uma estrada em Tempe, Arizona. Ela ficou gravemente ferida e veio a morrer logo após em um hospital local. Esta foi a primeira vez que um Veículo Autônomo causou uma fatalidade envolvendo pedestres.

Dia 26, Ducey enviou uma carta ao CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, respondendo ao incidente:
"Como governador, minha maior prioridade é a segurança pública. Melhorar a segurança pública sempre foi a ênfase da abordagem do Arizona aos testes de veículos autônomos, e minha expectativa é que a segurança pública também seja a principal prioridade para todos que operam essa tecnologia no estado do Arizona. O incidente ocorrido em 18 de março é uma falha inquestionável para atender a essa expectativa… No melhor interesse das pessoas do meu estado, eu ordenei ao Departamento de Transporte do Arizona para suspender a capacidade do Uber de testar e operar veículos autônomos nas estradas públicas do Arizona."
Imediatamente após o acidente, o Uber suspendeu todos os testes de veículos autônomos em todo o país. Mas o intrigante aí é que Ducey puniu apenas a Uber, empresa responsável pelo acidente com vítima fatal. 

Waymo, General Motors, Mobileye e vários outros fabricantes de Veículos Autônomos também estão testando protótipos no estado, mesmo depois da morte da pedestre. Ducey poderia ter optado por proibir todos os testes de VAs, em vez disso, ele optou por permitir que outros fabricantes continuassem seus testes no estado.

Na verdade, as outras empresas ainda permitidas poderão em breve levar esses testes ao próximo nível. Menos de três semanas antes do incidente do Uber, Ducey assinou uma ordem executiva dando às empresas permissão para testar seus VAs sem um motorista humano ao volante.

Ainda é possível que outros estados norte-americanos suspendam o Uber ou outros testes de Veículos Autônomos. Mas até agora, os temores de que o incidente prejudicaria a maturação da tecnologia de VAs parecem ser infundados.
______
Fonte: Com informações de Bloomberg e Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário