O professor Marco Aurélio Brizzotti Andrade, do Instituto de Física da USP, explica que esse avanço é importante para comprovar que objetos cada vez maiores podem ser suspensos e que o comprimento da onda não é mais um limitante. Segundo ele, o plano para o futuro é elevar a força dessas ondas, para que sejam capazes de levitar objetos que, além de grandes, sejam pesados.
As possibilidades de aplicação dessas conquistas são infinitas e podem beneficiar diversas áreas. Já existem experimentos na área da saúde que utilizam a técnica de levitação de células em meios líquidos para separar as tumorais das sadias, o que auxiliaria no tratamento do câncer. Nas indústrias, por exemplo, com o avanço dessa tecnologia, é possível imaginar uma linha de produção em que os objetos sejam transportados por levitação em vez de manuseados por robôs.
_______
Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa na postagem original, clicando aqui.
Fonte: Jornal da USP - Levitação acústica pode trazer aplicações em diversas áreas (reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário