Translate

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo




As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sidon.

Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje praticamente intacta é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro e marfim com 12 metros de altura. 

A ideia que se tem dela vem das moedas de Elis (atual Élida) onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus. Ao contrário do que muitos pensam, é apenas a Pirâmide de Quéops (e não todas as três grandes Pirâmides de Gizé) que faz parte da lista original das Sete Maravilhas do Mundo.

Veja abaixo quais eram as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, a representação artística de como eram e imagens de como é hoje. Todas forma construídas na antiguidade clássica, sendo que a única que existe até os dias atuais é a Grande Pirâmide de Gizé:

A Grande Pirâmide de QuéopsÉ a maravilha mais antiga dentre todas, e a pirâmide de Quéops foi durante muito tempo a mais alta construção feita pelo homem, foi superada no século XIX pela Torre Eiffel.




 Jardins suspensos da Babilônia: Há poucos relatos do monumento, suspeita-se que o monumento tenha sido contruído em seis montes de terra. Reza a lenda que o Rei Nabucodonosor II teria contruído para sua amada Semíramis.



 Estátua de Zeus em Olímpia: Era feita de Ouro e Marfin e contruída em homenagem ao rei dos deuses gregos, Zeus. Foi destruída em Constatinopla por um incêndio.





 Templo de Ártemis em Éfeso: Construído em homenagem à deusa da caça Ártemis. Este templo foi destruído(356 A.C), reconstruído e depois destruído denovo(262 D.C). Hoje só resta um pilar.



 Mausoléu de Halicarnasso: Túmulo contruído pela rainha Artemísia II em homenagem ao rei Mausolo.



 Colosso de Rodes: Uma estátua do deus Hélios feita de bronze na Ilha de Rodes, as embarcações que adentravam o porto passavam sob as pernas da estátua que funcionava como um farol à noite.



 Farol de Alexandria: Foi um farol construído pelo Reino Ptolomaico entre 280 e 247 a.C. na cidade de Alexandria. Ele tinha entre 120 e 137 metros de altura. Danificado por três terremotos entre os anos de 956 e 1323, tornou-se uma ruína abandonada. Até 1480, era a terceira maravilha antiga sobrevivente (depois do Mausoléu de Halicarnasso e da Grande Pirâmide de Gizé), quando então a última de suas pedras remanescentes foi usada para construir a Cidadela de Qaitbay no mesmo local. Em 1994, os arqueólogos franceses descobriram parte dos restos do farol no Porto Oriental de Alexandria. Em 2015, o Ministério de Estado das Antiguidades do Egito planeou, transformar as ruínas submersas da antiga Alexandria, incluindo as de Faros, em um museu subaquático. Em maio do mesmo ano, o Comitê Permanente do Egito para Antiguidades anunciou planos de reconstruir o monumento.



_______
Fonte: Pesquisa, com imagens e informações de Wikipédia.

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário