Translate

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O Adeus a Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia



Faleceu, na madrugada desta sexta-feira, Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia (Rio de Janeiro, * 7/01/1951 -  4/08/2017). Melodia foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.

Deixa viúva a cantora, compositora e produtora Jane Reis, com quem foi casado desde 1977 até sua morte, e um filho, o rapper Mahal Reis.

Seu primeiro LP, Pérola Negra, foi lançado em 1973, quando ele tinha apenas 22 anos. No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, conseguiu chegar à final com sua canção "Ébano".

Nas décadas seguintes Melodia lançou diversos álbuns e realizou shows no Brasil e na Europa. Em 1987, apresentou-se em Chateauvallon, na França, e em Berna, Suíça. Em 1992, participou do "III Festival de Música de Folcalquier", na França, e, em 2004, do Festival de Jazz de Montreux, à beira do Lago Leman, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival.

Participou do quarto disco solo do titã Sérgio Britto, lançado em setembro de 2011 (Purabossanova).

Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de MPB.

Segundo noticiou o Jornal o Globo, "Luiz Melodia faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Rio, por volta das cinco horas da manhã, em decorrência de complicações de um câncer que atacou a medula óssea. No começo de junho, ele havia recebido alta do hospital Quinta D’Or após 3 meses internado. Animado, o cantor planejava voltar aos palcos e estúdios até o fim do ano, mas o câncer voltou e seu estado de saúde se agravou bastante nesta quinta-feira."

Além de mulher e filho, Luiz Melodia, deixa vasta produção cultural. Imortalizado por sua arte, um bom homem, amado por muitos, deixa a vida para viver para sempre no cancioneiro popular brasileiro. Descanse em paz Luiz.


Um comentário:

  1. RIO - O corpo do cantor Luiz Melodia será velado na quadra da escola de samba Estácio de Sá, na Cidade Nova, perto do morro onde ele nasceu, a partir das 15h desta sexta-feira. O enterro acontecerá no Cemitério do Catumbi, neste sábado, às 10h.

    Melodia faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Rio, por volta das 5h, em decorrência de complicações de um câncer que atacou a medula óssea. No começo de junho, ele havia recedido alta do hospital Quinta D’Or após 3 meses internado.

    Nascido no Morro de São Carlos, no Estácio, em 1951, Melodia deixou clara a paixão por suas raízes na canção "Estácio, Holly Estácio", gravada por Maria Bethânia em 1972 e incluída no célebre disco "Pérola Negra", lançado pelo cantor carioca em 1973.

    Segundo a assessoria de imprensa da Estácio, a terceira etapa da escolha do samba do Carnaval 2018, que aconteceria nesta sexta-feira, foi cancelada para os preparativos do velório.

    Luiz Carlos dos Santos nasceu em 7 de janeiro de 1951, no Morro de São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. Influenciado pelo pai, o sambista Oswaldo Melodia, o cantor iniciou a carreira na música em 1963.

    Veja nota de pesar da agremiação:

    O GRES Estácio de Sá vem a público manifestar seu profundo pesar em virtude do falecimento de um de seus mais ilustres torcedores. Luiz Melodia elevou nosso pavilhão e nossa comunidade aos mais altos patamares através de sua música e hoje nosso surdo chora e o Berço do Samba se cala em solidariedade a todos os fãs e à querida amiga e esposa Jane neste momento de dor, que também é nosso. Uma perda irreparável para a Música Popular Brasileira, para o samba e para a Estácio de Sá, no ano em que completamos 09 décadas de história. Decretamos luto oficial de dois dias, suspendendo nossas atividades de quadra nesta sexta e sábado. Presidente Leziário Nascimento e Diretoria GRES Estácio de Sá.

    ResponderExcluir