Pesquisa da fusão nuclear entra em nova fase na Alemanha (DW) - Reator experimental Wendelstein 7-X pode dar mais um passo rumo a tecnologia que pode revolucionar o setor energético. Em breve ele deve produzir plasma a 70 milhões de graus centígrados.
O reator experimental de fusão nuclear Wendelstein 7-X, localizado no norte da Alemanha, ficou parado por 18 meses para ser reestruturado por cientistas. Agora ele dispõe de um escudo térmico, um sistema de aquecimento mais potente e novos instrumentos de medição.
No início de setembro, os experimentos recomeçarão – com "força total", segundo as palavras de Thomas Klinger, diretor do Instituto Max Planck de Física de Plasma (IPP), na cidade de Greifswald, que abriga o reator.
A fusão nuclear visa unir núcleos de hidrogênio, transformando o elemento em hélio e gerando, assim, gigantesca quantidade de energia. O programa Wendelstein 7-X e o IPP se dedicam a testar a viabilidade de um tipo específico de reator de fusão, o stellarator. Leia mais...
Pesquisa da fusão nuclear entra em nova fase na Alemanha, rumo a possível revolução do setor energético https://t.co/Gk5zQADjG0 pic.twitter.com/tWSvacMV6i— DW (Brasil) (@dw_brasil) 28 de agosto de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário