sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Justiça suspende propaganda irregular em Matinhos

Mais uma vitória dos matinhenses: Gato Conectado defende eleições limpas e justas

 
Everson Luiz Rodrigues, o Gato Concrado, comemora mais uma vitória em Matinhos / Divulgação 
 

Matinhos, PR – Em mais uma vitória para a democracia local, o candidato a prefeito Gato Conectado (PSOL) obteve uma decisão judicial favorável em sua luta por eleições justas e transparentes. A Justiça Eleitoral da 194ª Zona de Matinhos determinou a suspensão de perfis nas redes sociais que promoviam propaganda eleitoral irregular em apoio ao candidato Zé da Ecler, da coligação “À Liberdade Continua com Amor e Progresso” (PSDB, Cidadania, PRTB, PDT, PSB40 e a Federação Brasil da Esperança).

A decisão, proferida na última quinta-feira (4), atendeu a uma representação do Gato Conectado, que denunciou a página intitulada “Notícias de Matinhos” como um canal disfarçado de portal de notícias, mas que na verdade veiculava material de campanha. Segundo o candidato, essa prática prejudica a equidade nas eleições, afetando todos os concorrentes e o eleitorado da cidade.

“Essa vitória não é apenas minha ou do PSOL, é uma conquista de todos os cidadãos de Matinhos que acreditam em uma eleição limpa. Essa decisão reafirma nosso compromisso com uma campanha ética, sem atalhos ou favorecimentos”, afirmou Gato Conectado, em suas redes, após a divulgação da decisão.

Decisão

A representação movida por Gato Conectado alegou que a página em questão misturava conteúdo jornalístico e propaganda eleitoral em favor de Zé da Eclair, violando a legislação que proíbe o anonimato em campanhas. O juiz eleitoral Andrei José de Campos acolheu os argumentos apresentados, destacando que as publicações não identificavam claramente os responsáveis, o que caracteriza uma infração à Lei 9.504/97.

Entre os conteúdos irregulares encontrados estavam convites para eventos de campanha e postagens que exaltavam a candidatura do adversário, em contraste com a suposta função informativa do perfil. O juiz determinou a suspensão dos perfis do Facebook e Instagram por 30 dias, e requisitou à empresa que fornecesse os dados cadastrais dos responsáveis pelas contas.

Impacto na campanha

A decisão é vista como um marco importante a poucos dias das eleições, que ocorrerão no próximo domingo, 6 de outubro. Gato Conectado aproveitou o momento para reforçar sua mensagem: “Estamos aqui para fazer a diferença, e não vamos descansar até garantir que as vozes de todos os cidadãos de Matinhos sejam ouvidas de maneira justa.”

Com um eleitorado ansioso por mudanças, a campanha de Gato Conectado tem se destacado por sua proposta de transparência e engajamento direto com a população. O candidato concluiu sua declaração enfatizando: “Para mudar Matinhos de fato, vote no Gato. É 50, é sensato.”

Enquanto a comunidade se prepara para ir às urnas, a recente decisão judicial ressoa como um lembrete da importância da ética nas eleições e da vigilância constante por parte dos cidadãos em prol de um processo eleitoral mais justo.

Ronald Stresser, da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.