Eclipse anular do Sol: um espetáculo celestial
Na próxima quarta-feira, 2 de outubro, um eclipse anular do Sol poderá ser observado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Este fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, resultando em um "anel de fogo" visível no céu, pois a sombra da Lua não cobre completamente o Sol. A astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento, explica que a magnitude do eclipse será maior conforme o observador estiver mais ao sul.
O evento será visível em uma faixa que inclui partes do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico, alcançando o extremo sul da América do Sul, incluindo países como Chile e Argentina. De acordo com Josina, eclipses solares ocorrem em média duas vezes por ano, e o último anular no Brasil foi em 14 de outubro de 2023, com mais de 2,2 milhões de visualizações na transmissão do ON.
Para observar este incrível fenômeno, escolha um local com uma boa visão para o oeste, pois o eclipse começará por volta das 17h01 e atingirá seu ápice às 17h42, pouco antes do pôr do sol.
Importante: nunca olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Utilize filtros certificados, como óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14. Óculos escuros e filtros caseiros não são seguros.
Acompanhe a transmissão ao vivo do eclipse no canal do YouTube do Observatório Nacional, em colaboração com o Projeto Céu em sua Casa e a organização Time And Date. Prepare-se para se maravilhar com esse espetáculo celestial!
Ronald Stresser, com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário